Por Valquíria Vieira Em Igreja

Imagem de Aparecida passa por manutenção anual antes da Festa da Padroeira

Todos os anos alguns dias antes da Festa da Padroeira a imagem de Nossa Senhora Aparecida passa pelas mãos de Maria Helena Chartuni que faz a manutenção da peça e verifica se há algum reparo a ser feito.

Maria Helena Chartuni faz manutenção anual da imagem de aparecida_foto: Thiago Leon
Artista plástica, Maria Helena Chartuni trabalhando na manutenção 
anual da imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

 

Maria Helena Chartuni é a artista plástica que restaurou a imagem de Nossa Senhora quando em 1978 foi quebrada em mais de 200 pedaços por um jovem que tentou roubá-la.

:: Restauradora revela detalhes inéditos da reconstrução da Imagem de Aparecida

 

Há alguns dias Maria Helena esteve em Aparecida (SP) para a manutenção anual da imagem e contou que esse é um processo de conservação necessário.

“A imagem está muito bem acondicionada, mas devido à ação do tempo é necessário verificar se há algum dano, normalmente não há grandes reparos somente procedimentos de conservação mesmo”, explicou.

Um dos procedimentos é aplicar cera de abelha da carnaúba, um tipo de impermeabilizante natural que dá acabamento e protege a peça de possíveis danos.

A restauradora tem tanta familiaridade com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida que diz reconhecer cada detalhe da peça em um só olhar.

“Uma vez um padre me perguntou se ele colocasse a imagem verdadeira em meia a várias cópias idênticas eu conseguiria identificar a original, eu disse que sim sem dúvida, pois eu reconheço cada detalhe. Na nossa profissão de artista plástico, com o tempo a gente desenvolve um olhar técnico e por isso também é possível reconhecer uma peça original”, afirma.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida fica o ano todo no nicho onde os devotos passam para contemplá-la, a peça só sai do local uma vez ao mês para a cerimônia do manto e na ocasião da manutenção feita pela restauradora.

O processo de manutenção anual da imagem demora em torno de 2 a 3 horas e esse ano aconteceu no dia 30 de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.