Por Redação A12 Em Igreja

Iniciativa mundial debaterá contribuição do pensamento e ação de Chiara Lubich

O pensar e o agir político de Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares será discutido no Fórum Nacional 'Chiara Lubich: por uma política de comunhão' que ocorre em várias cidades do mundo entre os dias 12 e 15 de março. No Brasil, o evento será realizado em Curitiba (PR), no próximo sábado, 14, no Salão de Atos do Parque Barigui, das 10h às 17h, dia que marca o sétimo aniversário de falecimento da fundadora. 

“A situação política do momento, no Brasil, gera certa desorientação e uma inquietação generalizada. Da mesma forma é o que ocorre com a situação política mundial: divisões e conflitos crescem em todos os níveis com suas graves consequências. Tudo pede mudança. É preciso propor alternativas neste momento em que o desejo por uma nova forma de viver vem sendo expresso em todos os lugares e a novidade proposta por Chiara de ver a fraternidade como uma categoria política atende esse anseio”, destaca o presidente nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU) no Brasil, Sergio Previdi.

Chiara Lubich

A iniciativa mundial organizada pelo Movimento Político pela Unidade, fundado por Chiara, pretende oferecer uma contribuição para a renovação da política a partir de seu carisma.

Em Curitiba, o tema “O pensar e o agir político de Chiara Lubich” será apresentado pelo Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que compartilhará com os presentes as experiências de ação política de cidadãos, parlamentares e governantes para a construção de um mundo mais unido e fraterno a partir da ação local e o foco nas cidades. O Fórum terá ainda a contribuição de políticos como o deputado federal pelo Paraná Luiz Carlos Hauly, o ex–deputado federal Walter Feldman, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre Nilson Mourão e o Prefeito de Sorocaba (SP) Antônio Carlos Pannunzio.

Programação

Em Roma (Itália), o evento será no dia 12 de março, no Parlamento. Durante a manhã, 300 jovens dos Focolares, provenientes do mundo inteiro, na Sala dos Grupos do Parlamento italiano, entrarão em diálogo com políticos, estudiosos e representantes de instituições internacionais. À tarde, na mesma sala, ocorre o encontro intitulado "Chiara Lubich: a unidade e a política".

Em Estrasburgo (França), de 13 a 15 de março, na sede do Conselho da Europa, acontecerá um seminário, um convite a abrir novas pistas de ação em favor da convivência. No dia 13 de março, no Glendon College da York University de Toronto (Canadá), será realizado um debate. Em Seul (Coreia do Sul), no Parlamento que, em tempos passados, foi palco de duros confrontos, acontecerá no dia 14 de março um encontro. Ainda ocorrem eventos em Nairobi (Quênia), Dar es Salaam (Tanzânia), Madri (Espanha), Budapeste (Hungria), Praga (República Tcheca).

O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site www.politcsforunity.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.