Por Redação A12 Em Igreja

Dom Odilo preside celebração com cantos da 'Missa Crioula' de Ariel Ramírez

Catedral Sé de São Paulo No próximo dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer presidirá celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Catedral da Sé) em honra à padroeira da América Latina. A celebração será acompanhada pelos cantos da 'Missa Crioula' do compositor argentino Ariel Ramírez. A obra musical foi composta para solistas, coro e orquestra, e é caracterizada por instrumentos típicos da tradição popular latino-americana. 

É a primeira vez que a Catedral da Sé tem uma celebração eucarística com cantos dessa “obra de importância religiosa universal”, como qualificou o beato Paulo VI, ao conhecer a obra de Ramírez em 1967, quando o próprio compositor apresentou a obra ao papa.

A missa, que terá início às 11 horas, será executada pelo Coro Luther King, Coral Paulistano e Projeto Canta São Paulo, somando a presença de 350 vozes, além da participação de dez músicos vindos da Argentina. 

No ano passado, o Papa Francisco presidiu uma celebração com cantos da 'Missa Crioula' na Basílica de São Pedro, também em honra à Virgem de Guadalupe.

A Missa Crioula

Foto de: reprodução. 

paulovi_ariel_ramirez

Papa Paulo VI com Ariel Ramirez, em 1967. 

A 'Missa Crioula' do compositor argentino Ariel Ramírez é uma obra folclórico-religiosa para solistas, coro e orquestra, e caracterizada por instrumentos típicos da tradição popular latino-americana, inclui ritmos da pampa (chacarera, milonga, zamba). A obra foi composta e gravada pela primeira vez em 1964. 

A obra é dedicada às irmãs alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que traziam comida às escondidas para os prisioneiros de um campo de concentração durante o período nazista. A primeira inspiração de Ariel Ramírez é dos anos 1950, quando ele ainda era um músico desconhecido e vivia em um convento em Würzburg (Alemanha). 

Lá, ele entrou em contato com as irmãs Elizabeth e Regina Brückner, ambas religiosas, que lhe contaram que uma bela casa na frente do convento tinha sido um campo de concentração nazista, onde, todas as noites, desafiando a morte, elas levavam comida para os prisioneiros famintos. 

Ouça alguns cantos da 'Missa Crioula' executados pela UCLA University Chorus. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.