Os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro serão comemorados com intensa agenda cultural e religiosa por toda a cidade, a partir do dia 28 de fevereiro.
Foto de: Divulgação
Aniversário do Rio conta com programação religiosa.
A programação teve início no réveillon de 2015 e se prolongará até março de 2016, quando haverá manifestações culturais tipicamente cariocas.
A missa de aniversário acontecerá no Santuário São Sebastião, na Tijuca, administrada pelos Frades Capuchinhos, e será presidida pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 8h30. Recentemente declarado santuário arquidiocesano e templo de especial valor afetivo para a cidade, a igreja guarda as três relíquias de fundação da cidade: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que foi trazida pelo fundador.
Segundo a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450, da Secretaria Municipal de Cultura e da Riotur, a programação oficial terá início com o show da virada no dia 28 de fevereiro para o dia 1º de março na Quinta da Boa Vista, a partir das 21h, com entrada franca. Ao final do espetáculo, uma queima de fogos saudará os primeiros minutos do dia do aniversário da cidade.
A comemoração oficial será na Rua da Carioca, com o tradicional bolo organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), e será acompanhado por uma programação festiva.
Logo após, haverá as inaugurações do Túnel Rio450, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária que irá ligar a Rua Primeiro de Março, na altura do I Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, e o Palácio Rio450, que será a sede administrativa da prefeitura, em Oswaldo Cruz.
Ainda dentro da programação de aniversário no Palácio da Cidade serão lançados medalha e selo comemorativos, em parcerias com a Casa da Moeda e os Correios, respectivamente.
Na ocasião, também será entregue a Medalha 1º de Março a cariocas de nascimento ou adoção e serão anunciados os nomes das personalidades que constarão do “Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro”.
Os nomes foram escolhidos por uma comissão, a partir de uma lista com pessoas que contribuíram de forma definitiva para a construção da identidade carioca. A programação completa está disponível no site: rio450anos.com.br
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.