Por Redação A12 Em Igreja

Morre o arcebispo emérito de Belém (PA), dom Vicente Zico, aos 88 anos

Foto de: CNBB

arcebispo emérito de Belém (PA), dom Vicente Zico

Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo
emérito de Belém (PA).

Faleceu na tarde de ontem (04), o arcebispo emérito dom Vicente Joaquim Zico, aos 88 anos. De acordo com informações da arquidiocese de Belém (PA), o arcebispo emérito estava internado com dificuldades respiratórias, necessitando de oxigênio suplementar e do acompanhamento de uma equipe de enfermagem. 

O velório teve início ontem, às 22h, na Catedral Metropolitana de Belém, aberto para visitação e despedida dos fiéis, com celebrações de missa de corpo presente a cada duas horas.

Nesta quarta-feira (06), haverá celebração das exéquias, às 15h, em seguida, o sepultamento na Catedral. A Prefeitura Municipal de Belém decretou luto oficial de três dias no município.

Em nota, a arquidiocese lamentou a morte de dom Vicente e pede orações pelo seu descanso. “Solicitamos a todos as orações em sufrágio de sua alma”

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, também manifestou gratidão pela vocação do bispo falecido. “Os dons que Dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autêntico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus", disse dom Orani.

Missão no episcopado

Dom Vicente Zico era natural de Luz (MG), nascido em 27 de janeiro de 1927. Foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém (PA), em 5 de dezembro de 1980, por então papa João Paulo II, exercendo o cargo até 1990, quando sucedeu dom Alberto Ramos. Posteriormente, nomeado arcebispo, onde ficou até 2004.

No dia 13 de outubro do mesmo ano, dom Vicente deixou a arquidiocese, após ter a renúncia aceita pelo papa João Paulo II, sendo sucedido por pelo agora cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta. Atualmente o arcebispo local é dom Alberto Taveira Corrêa.

Em sua trajetória episcopal exerceu a função de membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1987 a 1994, visitador apostólico dos seminários do regional Nordeste 2 e Nordeste 4, presidente e vice-presidente do regional Norte 2 e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.