O primeiro museu do mundo dedicado à mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, Sant’Ana, foi inaugurado na cidade de Tiradentes, a 190 quilômetros de Belo Horizonte. O acervo contém 291 peças doadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com imagens raras esculpidas por artistas anônimos entre os séculos 17 e 19, em diversas regiões do Brasil.
Foto de: Eugênio Sávio/Rep.
Sant'Ana-Mestra, século XVIII,
Pernambuco.
Uma das peças que podem ser vistas no museu é a Sant'Ana-Mestra, esculpida no século 18. No local, estão as diversas representações de Ana, de acordo com a região, o período, o material, a mão do Santeiro e também referências da cidade de Tiradentes e da cadeia onde o museu está instalado.
As obras foram reunidas pela presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez, e poderão ser vistas pelo público no prédio que abrigou durante anos a cadeia pública da cidade.
O projeto do Museu de Sant’Ana é fruto de parceria da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, vinculada à UFMG, com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, e integra o Campus Cultural de Tiradentes, cuja proposta de institucionalização deve ser encaminhada à Administração Central ainda neste ano. As obras de restauração do prédio que sedia o museu foram financiadas pelo BNDES.
O Museu de Sant’Ana está localizado na Rua Direita, 93, centro de Tiradentes. A entrada dos visitantes será pela Rua da Cadeia. A visita, com ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (meia), poderá ser feita de quarta a segunda, das 10h às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3355-2798.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.