Por Redação A12 Em Igreja

Museu em São Paulo recebe exposição inspirada em obra de São Francisco de Assis

Inspirada no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis será aberta neste sábado (27), a Exposição 'Natureza Franciscana' no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Com curadoria de Felipe Chaimovich, a mostra é organizada a partir das estrofes do hino franciscano.mam

De acordo com o curador a exposição relaciona a arte e a ecologia. “Reunimos aqui artistas que colaboram com elementos da natureza e da vida em seus trabalhos. As obras estão agrupadas conforme as partes do ‘Cântico’ de Francisco de Assis: sol, estrelas, ar, água, fogo, terra, doenças e atribulações, morte. A relação entre arte e ecologia torna-se evidente ao compreendermos a posição fundadora de Francisco de Assis em nossa cultura”, explica.

O evento tem início às 11h e, às 11h30, o ator Juca de Oliveira fará a leitura do “Cântico das Criaturas”. No auditório Lina Bo Bardi, o espetáculo musical “Mãeana” abre a exposição Educação como matéria-prima com duas apresentações: sábado às 12h30 e domingo às 16h.

Ao todo, a mostra reúne 18 obras da coleção do museu somadas a 19 empréstimos, totalizando 37 trabalhos que são exibidos em diferentes suportes como fotografia, desenho, gravura, vídeo, livro de artista, instalação, obra sonora, objeto, escultura e bordado. “Para Francisco, o ser humano tem uma relação de colaboração com os elementos naturais: a natureza não é subordinada aos interesses humanos. Embora o ser humano se posicione como uma parte singular da natureza, os demais elementos devem ser tratados por nós como membros de uma só família universal”, explica Chaimovich, que é estudioso da obra de Francisco de Assis há 15 anos.

A mostra estará em cartaz até o dia 5 de junho com ingressos a R$ 6,00. Aos domingos a entrada é gratuita.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica no Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3). O espaço é aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.