Por Redação A12 Em Igreja

‘Na prisão rezo por todos’, diz ativista católico condenado a 30 anos no Vietnã

O ativista católico Le Quoc Quan recebeu na última terça-feira (18) a confirmação do Tribunal de Hanói, capital do Vietnã, sobre o cumprimento da sentença imposta em outubro do ano passado. O Tribunal decidiu que o vietnamita deve cumprir 30 anos de prisão pelo crime de fraude fiscal.

Le Quoc Quan se diz vítima de uma “conspiração política" por causa das denúncias que fazia em seu blog sobre as deficiências de seu país a respeito dos direitos humanos, da liberdade política e religiosa. Além da condenação, o vietnamita terá que pagar uma multa de 1,2 milhão de dongs, o que representa aproximadamente 134 mil reais.

Foto de: reprodução.

Le Quoc Quan (a direita da foto): "Na minha prisão, eu estou em paz e mantenho uma fé firme". 

 

O ativista disse aos juízes que, “se querem julgá-lo pelo seu ativismo, não é preciso arrastá-lo ao tribunal por sonegação de impostos".

No final de janeiro, antes de receber a confirmação da condenação, Le Quoc Quan declarou que segue amparado por sua fé e rezará para que a humanidade possa encontrar a paz.

"Na minha prisão, eu estou em paz e mantenho uma fé firme no futuro no nosso povo. Penso em todos e rezo para que todo o mundo possa viver tranquilamente e progredir (...) O bem aumentará e o mal diminuirá. A democracia florescerá, a ditadura diminuirá. As pessoas saberão como conhecer os seus objetivos e realizá-los. Ninguém tem direito nem possibilidade de fazê-lo em seu lugar”.

De acordo com o presidente do Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos no Vietnã, Vo Van Ai, a censura imposta pelo governo agrava as repressões policiais e as prisões na tentativa de assustar os jovens blogueiros e “impor-lhes o silêncio e a auto-censura”.

Mesmo com as leis de proteção à liberdade de expressão e de imprensa, o governo criminaliza qualquer propaganda contra o Estado ou o Partido Comunista. Segundo a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH), pelo menos 32 blogueiros dissidentes estão presos por publicar opiniões consideradas "subversivas" pelo Governo.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) classificou o Vietnã no ranking "Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2014" na posição de número 173, do total de 180 países, onde os que possuem maior numeração são os países onde a liberdade de imprensa enfrenta maior repressão. O país asiático é a terceira maior prisão do mundo para blogueiros depois da China e do Irã.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...