Por Redação A12 Em Igreja

‘Natal e a coragem do Evangelho’ é tema de Concurso Literário

‘Natal e a coragem do Evangelho’, este é o tema da 12ª edição do Concurso de Contos ‘Histórias de Natal’, promovido pelo Centro de Estudos Culturais (CEC) no Brasil e o Movimento de Vida Cristã.

Foto de: Divulgação

Histórias de Natal - Concurso Literário Histórias de Natal

O projeto, que nasceu na serra fluminense e alcançou mais de 30 cidades nas diversas regiões do Brasil, será lançado nesta quinta-feira (27), na Universidade Católica de Petrópolis (Campus Benjamin Constant, sala 98).

O objetivo é resgatar o sentido do Natal, entendido como comemoração do nascimento do Senhor Jesus em Belém e promover a criação literária entre crianças, jovens e adultos.

“Cada ano propomos aos contistas algum tema diferente, que tenha alguma relação com o Natal e que julgamos necessário para a nossa sociedade. Atentos aos apelos do Papa Francisco, quem tem falado muito de uma “Igreja em saída”, queremos propor o tema da coragem, virtude moral necessária para viver um compromisso com o Bem e a Verdade, até mesmo em situações adversas”-, explica Martín Ugarteche Fernández, diretor do Centro de Estudos Culturais, associação católica que realiza o Histórias de Natal.

“Os distintos personagens do relato bíblico do nascimento de Jesus nos mostram a valentia e a coragem próprias do Evangelho. Maria, José, os Pastores, os Sábios do Oriente e o próprio Jesus, saem da própria comodidade para se colocar a serviço do próximo, sendo fiéis à missão que Deus lhes confiava” -, acrescentou o diretor do CEC. “O exemplo deles serviu de inspiração ao longo dos séculos para que mais homens e mulheres fizessem o mesmo, transformando-se em exemplo para todos”.

A participação no Concurso é gratuita e aberta para qualquer pessoa maior de 8 anos e residente em território brasileiro. Os participantes são divididos em três categorias (crianças, jovens e adultos). Os três primeiros de cada categoria ganham um kindle. Os cinco primeiros de cada categoria ganham certificado. A premiação e divulgação dos vencedores acontecerá no dia 11 de dezembro de 2015, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. As inscrições podem ser feitas no site do Concurso (www.historiasdenatal.com.br), a partir de 27 de agosto até 6 de novembro de 2015.

Histórias de Natal conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras, da Universidade Católica de Petrópolis, do Colégio Aplicação da UCP e do Movimento de Vida Cristã.

O Centro de Estudos Culturais (CEC) é uma associação de católicos de diversas áreas de atuação que, inspirados no Evangelho, buscam contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e reconciliado.

Além de Histórias de Natal, no Brasil o CEC também promove o Concurso e Exposição Fotográficos Vida em Movimento (www.vidaemmovimento.org), grupos de estudo sobre a cultura brasileira e cursos de extensão em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.