Por Redação A12 Em Igreja

Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da Misericórdia

"Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da Misericórdia". Com esse tema o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, celebra hoje (12), a festa da Padroeira da América Latina. A Virgem de Guadalupe apareceu ao índio Juan, em 1531. 

O tema da celebração deste ano remete ao Ano Santo da Misericórdia, aberto pelo Papa Francisco na última terça-feira (08). Neste sábado a programação inclui diversas missas desde o início da madrugada. A missa solene ocorre ao meio-dia (hora local), presidida pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, com a abertura da Porta Santa, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

No livreto do 'Dozenário' em honra à Virgem de Guadalupe encontra-se uma referência ao tema central da festa. "Maria Santíssima permaneceu junto à cruz, e na espera pela ressurreição nos mostra a ternura de Deus e de sua mensagem: Deus é maior que nossos corações. É maior do que os nossos cálculos mesquinhos, também é maior do que o nosso medo. Deus nos tem chamado e incorporado à comunhão com ele e com Jesus Cristo: Deus é amor... Então misericórdia, como emanação do amor divino é a essência do Evangelho. E Santa Maria de Guadalupe tem inculturado o Evangelho da Misericórdia, em nossa cultura, na vida, na Igreja e na Sociedade, há quase 500 anos". 

guadalupe

Nesse dia especial, dois textos já publicados pelo A12.com contam a história dessa devoção: 

No artigo 'Nossa Senhora de Guadalupe: 'Não estou eu aqui, que sou sua mãe?'", irmão João Antônio recorda as aparições da Virgem Maria ao índio Juan. Já na série "Santuários" com a matéria 'O santuário da Guadalupana: a Virgem padroeira da América Latina', padre Evaldo César une um relato sobre a história das aparições com uma apresentação sobre o Santuário mexicano. 

Complete a sua reflexão com essas duas leituras: 

Nossa Senhora de Guadalupe: "Não estou eu aqui, que sou sua mãe?"

O santuário da Guadalupana: a Virgem padroeira da América Latina. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.