Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Organização dos Seminários e Institutos do Brasil realiza encontro em Aparecida

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realiza entre os dias 19 e 22 de setembro o Encontro Nacional de Diretores, Coordenadores de cursos e Professores de Filosofia e Teologia dos Institutos e Faculdades Católicas. O encontro será realizado no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP).

O encontro abordará uma temática de relevância na área da formação presbiteral na atualidade: ‘Que filosofia e que teologia para o presbítero no mundo de hoje’.

O objetivo do evento é ajudar o educador a perceber-se como um agente integrante do processo formativo e enfatizar as dimensões filosóficas teológicas para uma atuação pastoral eficaz do futuro presbítero.

Entre as justificativas do encontro, a organização considera que diante dos grandes desafios da mudança de época “percebe-se a urgente necessidade de uma sólida formação filosófico-teológica que atenda tais desafios”.

A formação presbiteral é um desafio permanente para a Igreja

Para o presidente nacional da OSIB, padre Domingos Barbosa Filho, “é preciso perceber que o educador, professor, diretor e coordenador de curso são agentes integrantes do processo formativo e que a dimensão intelectual é importantíssima na formação presbiteral”, analisa.

A respeito dessa dimensão intelectual, padre Domingos acredita que no contexto atual há a necessidade de analisar os elementos que envolvem a formação dos que caminham para o sacerdócio.

“O programa do encontro apresenta o tema ‘Que filosofia e que teologia para o presbítero no mundo de hoje’, justamente por ser uma preocupação encontrar na teologia e na filosofia elementos sólidos que possam responder aos desafios atuais, que possam ajudar o padre a exercer com eficácia o seu ministério frente aos desafios da sociedade moderna”, frisou.

Entre os desafios na formação presbiteral, o presidente da OSIB destaca que um deles é encontrar “personalidades maduras”. De acordo com padre Domingos, muitos dos jovens que ingressam nos seminários advêm do ensino público e possuem lacunas em sua formação.

São muitos os elementos que tornam o processo formativo difícil. “A sociedade quer ter um sacerdote eficiente e isso requer uma formação competente”.

O encontro é uma atividade ordinária da OSIB e acontece a cada dois anos.

A assessoria do encontro será do bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e do professor da PUC-Rio, padre Mário de França Miranda.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...