Por Redação A12 Em Igreja

Organizações católicas estimulam ações em favor do clima nesse mês de novembro

O mês de novembro será um mês dedicado ao clima e à sua proteção, essa iniciativa é promovida pelo Movimento mundial católico em favor do clima.

mês do climaFundado em janeiro passado, o organismo reúne 230 organizações católicas com o objetivo de responder ao imperativo moral suscitado pelas mudanças climáticas. O "Mês do clima" se realiza em vista da Cop21, ou seja, a 21ª Conferência internacional das partes sobre as mudanças climáticas, que terá lugar em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro.

As organizações pertencentes ao Movimento pretendem responder ao apelo lançado em 26 de outubro passado por cardeais, patriarcas, bispos e representantes das Conferências episcopais continentais de várias partes do mundo: dirigido à Cop21, o documento convida a trabalhar pela aprovação de um acordo sobre o clima que seja justo, juridicamente vinculante e gerador de uma verdadeira mudança.

“Esperamos e pedimos ações apropriadas” por parte da Conferência de Paris, escreve o Movimento em um comunicado. Unidos em oração com os católicos do mundo inteiro, insistimos a fim de que a Cop21 estabeleça políticas climáticas que encorajem um estilo de vida radicado na solidariedade, na caridade e na justiça, segundo os limites naturais da nossa terra, ‘casa comum’, e baseado no reconhecimento da necessidade de proteger os recursos essenciais para a vida”, escreve o organismo.

Em seguida, expressando gratidão aos bispos signatários pelo apelo de 26 de outubro, o Movimento informa querer realizar três iniciativas durante o “Mês do clima”: uma petição católica sobre o clima, assinada por 200 mil pessoas, e que visa a adoção de políticas internacionais para impedir o aumento do aquecimento global. O documento será entregue às autoridades francesas, que presidirão a Cop21, e aos representantes das Nações Unidas, no âmbito de um evento interconfessional que se realizará em Paris no próximo dia 28.

A segunda iniciativa é a “Caminhada em prol do clima”, programada na capital francesa para o próximo dia 29.

A terceira iniciativa tem um caráter mais “social” e trata-se de uma cadeia ininterrupta de oração que poderá ser acompanhada no Twitter mediante a hashtag #Pray4Cop21.

 

“Encorajamos todos a fazer ouvir a própria voz e a refletir sobre o próprio estilo de vida neste momento vital da história humana”,

“Encorajamos todos a fazer ouvir a própria voz e a refletir sobre o próprio estilo de vida neste momento vital da história humana”, escreve o Movimento. “A nossa fé católica é a base para o nosso trabalho de proteção de todas as pessoas e de todas as vidas. Cremos, como disse o Papa Francisco, que a mudança climática é um tema moral e, por isso, queremos solicitar todas as pessoas a criar uma relação entre si, com a Criação e com Deus”, enfatiza o comunicado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.