Por Redação A12 Em Igreja

Vaticano anuncia transferência de bispos em três dioceses do Brasil

Foto de: CNBB

bispos

Dom Agenor Girardi, dom Tarcísio Scaramussa
e dom Edson de Castro Homem, respectivamente.

O Vaticano anunciou mudanças no episcopado brasileiro, nesta quarta-feira (06). O Papa Francisco realizou a transferência de três bispos, das dioceses de União da Vitória (PR), de Santos (SP) e Iaguatu (CE).

Acolhendo o pedido de renúncia de dom Jacyr Francisco Braido, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, o papa nomeou dom Tarcísio Scaramussa (ao centro da foto) como bispo da diocese de Santos (SP), onde exercia a função de coadjutor.

Na mesma data, foi nomeado bispo da diocese de Iguatu (CE), dom Edson de Castro Homem (foto, à direita), sendo transferido da sede titular de “Muzia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

O Pontífice nomeou dom Agenor Girardi (foto à esquerda) como bispo da diocese de União da Vitória (PR), transferindo-o da sede titular de “Fornos Maggiore” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Dom Agenor

Natural de Orleãs (SC), nasceu em 2 de fevereiro de 1952. Foi ordenado presbítero em 1982, e bispo, em 2011, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Espiritualidade pelo Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e mestrado em Teologia da Vida Consagrada, pelo Instituto Claretiano, também Roma.

Seu lema: “Ametur Cor Jesu” (Amado seja o Coração de Jesus).

Dom Tarcísio

Natural de Vargem Alta (ES), nasceu em 19 de setembro de 1950. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2008, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI, como bispo auxiliar de São Paulo. Em sua missão episcopal, dom Tarcísio exerceu a função de vigário episcopal da Região Sé, secretário do regional Sul 1 da CNBB, bispo referencial para o Setor Universidades, Ensino Religioso, Dimensão Bíblico-catequética e Setor Juventude, também na CNBB.

Seu lema: “E habitou entre nós” (Jo 1,14)

Dom Edson

Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 17 de abril de 1949. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2005, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Filosofia e, doutorado em Teologia Espiritual pelo Universidade Gregoriana de Roma. Também é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seu lema: “Sufficit tibi gratia” (Basta-te a minha graça). 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.