Por Redação A12 Em Igreja

Papa Francisco nomeia bispo para a Diocese de Colatina (ES)

Foto de: Diocese de Colatina

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias - Bispo de colatina

Novo bispo de Colatina (ES).

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (04), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como bispo de Colatina (ES), transferindo-o do ofício de auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no mesmo estado. Atualmente, Dom Joaquim estava como administrador apostólico de Colatina.

Dom Joaquim enviou uma mensagem ao povo da Diocese, onde destacou a imensa alegria e satisfação em aceitar o chamado do Santo Padre para a nova missão.

“Louvo e agradeço o Senhor por me enviar em tão bela missão, para a qual me apresento como aquele que serve, confiando na assistência do Espírito Santo. São conhecidos o entusiasmo e a vitalidade da caminhada eclesial que a Diocese vem conquistando ao longo de seus 25 anos e mais particularmente agora, em pleno século XXI, experimentando os desafios de uma mudança de época, e as exigências de uma conversão pastoral”, destacou na mensagem.

A mensagem na íntegra pode ser acessada no site da Diocese de Colatina.

Trajetória

Dom Joaquim Wladimir foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

Natural de Cafelândia (SP), nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental em sua cidade e o ensino médio em Bauru (SP). É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí (SP). Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí.

Foi co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais. Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP), e Nova Jerusalém, em Jundiaí; pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiaí.

Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Dom Joaquim Wladimir também foi administrador diocesano e vigário geral da diocese de Jundiaí.

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina, após a renúncia de dom Décio Sossai Zandonade, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.