Por Redação A12 Em Igreja

Papa Francisco nomeia bispos para Paranaguá (PR) e Campanha (MG)

Foto de: CNBB

Dom Edmar Peron e Dom Pedro Cunha Cruz

O papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (25), o pedido de renúncia do bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico.

No mesmo ato, o Pontífice nomeou Dom Pedro Cunha Cruz (à direita da foto), que até o momento era coadjutor de Campanha, como titular desta Igreja particular.

Para a diocese de Paranaguá (PR), que estava vacante, o papa Francisco nomeou Dom Edmar Peron (à esquerda da foto), transferindo-o da sede titular de “Mattiana” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). 

A Santa Sé comunicou, também, o acolhimento da renúncia do bispo da Diocese de Nazaré da Mata (PE), Dom Severino Batista de França. 

Sobre os bispos

Dom Pedro Cunha Cruz - Nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Tem como lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”.  Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB.

Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1.  Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha (MG).

Dom Edmar Peron - Nasceu no dia 4 de março de 1965. É natural de Maringá (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos.  Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.