Por Redação A12 Em Igreja

Papa nomeia sucessor de dom Erwin para a Prelazia do Xingu

Depois de 35 anos, dom Erwin Kräutler entregará a condução da Prelazia do Xingu, no Pará. O Santo Padre acolheu nesta quarta-feira (23) o pedido de renúncia de dom Erwin, que completou 75 anos em julho passado. O sucessor nomeado pelo Papa Francisco é o frei João Muniz Alves, que estava exercendo o seu ministério em São Luís do Maranhão. 

Dom Erwin é considerado um dos principais defensores dos interesses dos povos indígenas e ribeirinhos e do cuidado com o meio ambiente na Amazônia. Nascido em Koblach, na Áustria, veio para o Brasil em 1965, e assumiu a Prelazia do Xingu em 1981. De lá para cá já se passaram 50 anos de sua marcante presença junto a esse povo. 

Dom Erwin - Deniele Simões JS

padre_joao_muniz_alvesO novo sucesssor, o franciscano João Muniz Alves, até o momento era o Guardião da Comunidade Franciscana de São Luís do Maranhão, onde também atuava como vigário paroquial, formador e professor de Teologia Moral. Nasceu em 8 de janeiro de 1961 em Carema, município de Santa Rita, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Emitiu seus primeiros votos na Ordem dos Frades Menores em 1986 e os votos solenes em 1991. Foi ordenado em 1993. Depois de estudar filosofia e teologia em Teresina, no Piauí, obteve o doutorado em ambas, em Roma. 

Já como sacerdote, foi vigário paroquial, mestre de postulantes, pároco e definidor da vice-Província franciscana da diocese de Bacabal (MA). Em 2014 foi visitador geral da Província franciscana de Moçambique. 

Até a posse do novo bispo, dom Erwin Krautler permanece na condução da Prelazia, como Administrador Apostólico. Dom Erwin é o atual presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.