Por Redação A12 Em Igreja

Paróquia jesuíta de São Paulo realiza 1ª Festa das Missões

Foto de: Paróquia São Luís

Paróquia jesuíta de São Paulo realiza 1ª Festa das Missões

Festa das Missões encerra atividades da Semana Inaciana.

Comidas típicas dos cinco continentes em diversas barracas, cada uma representando um santo padroeiro. Esta é uma das atrações da 1ª edição da Festa das Missões realizada, neste sábado (9/8), por uma paróquia jesuíta, em São Paulo (SP).

A festa encerra as comemorações da Paróquia São Luís à Semana Inaciana, em homenagem a Santo Inácio de Loyola (1491/1556), fundador da Companhia de Jesus.

O intuito é relembrar a história de Santo Inácio, disseminar o Cristianismo, a Missão dos Jesuítas e o trabalho social, cultural e espiritual da Ordem religiosa no Brasil e no mundo. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.   

A programação da Semana Inaciana contou com celebrações, discursos e palestras na Paróquia São Luís, na capital paulista, além de uma caminhada orante de Campinas a Itaici (SP).

Toda a verba arrecadada com a Festa das Missões será destinada às obras sociais da Paróquia São Luís. O evento é aberto ao público e será realizado no Salão São Luís (Rua Bela Cintra, 985, São Paulo), das 12h às 20h.

Santo Inácio de Loyola

 

 

programacao_semana_inaciana

Nasceu em 1491, em Loyola, comunidade autônoma do País Basco, na Espanha. Seguiu carreira militar até os 30 anos de idade, quando foi gravemente ferido. Após recuperar completamente a saúde, doou quase todos os seus bens e adotou um estilo de vida penitente e mendicante, sobrevivendo de esmolas e levando evangelização ao povo.

Em 1534, Inácio de Loyola e seus companheiros Francisco Xavier, Simão Rodrigues, Pedro Fabro, Laínez, Salmerón e Bobadilha reuniram-se em Paris, na França, e decidiram fundar uma nova Ordem religiosa, a Companhia de Jesus, com o objetivo de efetuar o trabalho missionário, de caridade e de apoio hospitalar.  Mas a aprovação eclesial do Papa Paulo III à Companhia de Jesus aconteceria somente em 1540.

Santo Inácio preparou e enviou os missionários jesuítas ao mundo todo, para evangelizar todos os povos. Entretanto, desde que esteve no cargo de geral da Companhia de Jesus, nunca gozou de boa saúde. Muito debilitado, morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália.

Restauração – Este ano, a Companhia de Jesus celebra o bicentenário de sua restauração (1814-2014).  Após 200 anos de seu nascimento, a Companhia de Jesus enfrentaria o seu pior momento: a sua supressão, em 1773, na Europa e seus domínios, permanecendo apenas na Rússia e na Prússia.

Ao longo dos anos de história da Companhia de Jesus, os jesuítas tiveram presença missionária em todo o mundo, com forte atuação nas áreas social, educacional e cultural. A ordem religiosa sempre marcou fortemente sua atuação pelo “ensinar a pensar”. Foi essa forte atuação que levou à sua supressão.

A Companhia de Jesus foi restaurada em todo o mundo pelo papa Pio VII, no ano de 1814. Sua missão é dar respostas efetivas às demandas sociais.

Para isso, os esforços concentram-se na formação integral do indivíduo, sob o ponto de vista educacional, assistencial e cultural, e na valorização dos conceitos de cidadania, ética e solidariedade.

No Brasil é responsável por projetos sociais consistentes, por meio dos quais leva qualidade de vida e desenvolvimento a milhares de brasileiros.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...