Por Redação A12 Em Igreja

Paróquias do Rio Grande do Norte têm história registrada em livro

livro Pe Normando“Paróquias potiguares: uma história”, de autoria do padre Normando Pignataro Delgado (in memoriam), é fruto de vasta pesquisa que apresenta aspectos históricos e geográficos de quase cem paróquias do Rio Grande do Norte. A publicação teve seu lançamento na última segunda-feira (14), na capital potiguar. 

Ao apresentar a obra, o advogado e membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Jurandy Navarro, destacou a importante contribuição para o contexto histórico da população local. “Trata-se de um trabalho, sobretudo, de pesquisa, labor que tomou amplo espaço de tempo e de inteligente elaboração. A memória da Igreja potiguar tem sido divulgada ao longo do tempo e são poucos autores dedicados ao seu registro”, frisou.

Em suas 447 páginas, o livro relata a história da criação de 98 paróquias; a primeira delas é a mais antiga do estado, a de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, criada pelo alvará régio de 1597.

O livro também apresenta uma breve introdução sobre o expansionismo português nos séculos XV e XVI e a afirmação religiosa do Brasil no período colonial. 

O autor

Foto de: reprodução. 

Padre-Normando

Padre Normando Delgado
*1934  + 2012

Padre Normando Pignataro Delgado nasceu 9 de março de 1934, em Nova Cruz (RN) e ordenado sacerdote em 15 de março de 1974. Escreveu alguns livros, entre eles “As floradas do Pau D’arco”, com enfoque na história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Faleceu em primeiro de fevereiro de 2012, quando estava finalizando o livro-documentário.

Foi um sacerdote erudito que também exerceu a função de tabelião público. Teve acesso a documentos de diversas épocas, desde os que se reportam à criação da primeira igreja potiguar, em 1597, até os mais atuais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.