Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral da Aids de Niterói mobiliza agentes em campanha para diagnóstico precoce

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Arquidiocese de Niterói, por meio da Pastoral da Aids, irá realizar uma mobilização para alertar a população para a necessidade do teste de HIV e, consequentemente, o diagnóstico precoce do vírus. A pastoral irá atuar em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado que disponibilizará o teste rápido para HIV e também Sífilis e Hepatites B e C, além de oferecer palestras e outras ações. O teste pode ser realizado em qualquer Centro de Testagem e Aconselhamento, e demais unidades de saúde da rede pública.

Para o assessor arquidiocesano da pastoral, padre Ricardo Dias, a data é uma oportunidade especial para alertar as pessoas sobre o crescimento silencioso dessa doença. “Cerca de 150 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste de HIV/Aids. Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no primeiro ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida”. 

Além da mobilização nesse dia, a Pastoral organizou atividades através das paróquias. Um exemplo é a Paróquia São Pedro Alcântara, em São Gonçalo.

Foto de: arquivo da pastoral.

pastoral_aids_sao_pedro

Agentes da Pastoral da Aids da Paróquia São Pedro de Alcântara. 

 

No domingo (29), a comunidade realizou o teste gratuito, distribuiu lembranças e realizou panfletagem sobre o tema e no dia de luta contra o vírus também realizará atividades no centro do bairro. Segundo Patricia Narcizo dos Santos, coordenadora da pastoral na paróquia, a atividade visa conscientizar a comunidade sobre a importância da realização do teste e da luta contra o preconceito.

Além das atividades nesse dia, a pastoral realiza em parceria com a ONG Caaids e o Grupo pela Vida de Niterói, ao longo de todo ano, um trabalho de acompanhamento e luta pelos direitos dos soropositivos. 

A Pastoral 

A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que está presente em todas as dioceses brasileiras. Atuando na área de prevenção, no acompanhamento de soropositivos e na reinserção social dessas pessoas, a Pastoral da Aids beneficiou apenas nos últimos quatro anos, mais de 4 milhões de brasileiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.