Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Pastoral do Turismo reflete apelo da ‘Laudato si’ em evento nacional


Encontro Nacional da Pastoral do Turismo em Caldas Novas
A proposta da encíclica Laudato Si do Papa Francisco 
vai nortear o 3º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo. 

Representantes de 11 estados brasileiros estão reunidos em Caldas Novas (GO), para discutir a relação entre turismo e a encíclica ambiental do Papa Francisco, a Laudato si

O documento lançado em maio de 2015 propõe a vivência de uma nova ecologia: a Ecologia Integral, que é baseada em princípios cristãos, mas que diz respeito a toda a humanidade. 

A terceira edição do encontro conta com a presença da referencial latino-americana da Pastoral do Turismo junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Dênia Menguellis, que abordará o tema principal: Turismo e a Ecologia Integral à Luz da Encíclica Laudato Si. Outros palestrantes irão tratar de assuntos como o Turismo de Base Comunitária, Turismo Religioso e Cultural, Formação de Agentes e a dimensão profética da Pastoral do Turismo. 

O tema escolhido para esse terceiro encontro reflete, segundo o coordenador nacional da Pastoral do Turismo padre Manuel Filho, a atenção da Pastoral com o apelo do Papa, e principalmente, o desenvolvimento e fortalecimento de ações que colaborem para a tomada de consciência dos turistas acerca da preservação. 

“Existe ainda uma mentalidade predatória acerca do turismo, e nós devemos favorecer uma prática de turismo que cuide da Casa Comum, que tenha um consumo consciente dos bens naturais e religiosos, que cuide da natureza, que não deprede o ambiente e nem os bens históricos e dialogue com a cultura local. É isso que a gente quer suscitar no coração dos agentes para que ao voltar para suas bases possam desenvolver ações para que o turista tenha consciência desta realidade”, disse ao A12.com. 

Presença do Santuário Nacional 

Foto de: Jornal Santuário.

Pe. Jorge - Deniele Simões JS

Padre Jorge Sampaio representará
o Santuário Nacional no evento. 

O Santuário Nacional de Aparecida, considerado o destino religioso mais visitado do Brasil, marcará presença no evento na pessoa do padre Jorge Sampaio, diretor comercial da Rede Aparecida de Comunicação. Para ele o encontro vai favorecer discussões que necessitam de um maior aprofundamento. “O Santuário está sempre atento aos temas da Igreja, e esse tema traz uma provocação especial para a proteção e o cuidado com a natureza, de forma geral. Não dá pra se falar da natureza humana, obra de Deus, se a gente não falar da natureza criada, que é dom de Deus e que é o sustentáculo da vida", afirma. 

O diretor assinala ainda a oportunidade ímpar para discussão de ideais no setor turístico-religioso e a adoção de novas posturas frente ao documento do Papa. "O Santuário sendo o maior destino turístico-religioso do país não pode ficar de fora desses eventos. Nós temos uma responsabilidade ainda maior de se fazer presente nesses momentos para criar comunhão com a Igreja e com os seus organismos".  

O 3º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo segue até o 12 de novembro, no Salão Millenium, em Caldas Novas (GO). Confira a programação completa aqui. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.