Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 31 OUT 2018 - 13H06

Peregrinação de cruz missionária vai animar dioceses em 2019

Pom.
Pom.

Neste dia 31 de outubro, a Igreja no Brasil encerra a Campanha Missionária 2018, já na expectativa para o próximo ano, quando será comemorado o Mês Missionário Extraordinário em todo o mundo. A iniciativa no Brasil pretende ganhar força com uma peregrinação em todas as dioceses brasileiras. 

Segundo o diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Maurício Jardim, a campanha de 2019 quer aproveitar o reforço da iniciativa do Papa Francisco para motivar ainda mais as diversas ações organizadas por este organismo. Com isso, a peregrinação da Cruz da Evangelização, a mesma que foi utilizada durante o 5º Congresso Missionário Americano, ganha novo sentido ao ser acolhida pelas 277 circunscrições eclesiásticas do país, que incluem arquidioceses, dioceses, eparquias, prelazias, entre outras comunidades eclesiais. 

"O objetivo deste mês é dar novo impulso à missão ad gentes e requalificar toda a ação missionária da Igreja. Como um grande símbolo deste mês, teremos a Cruz Missionária para dar continuidade às reflexões suscitadas pelo 5º Congresso Missionário Americano e motivar, aqui no Brasil, a preparação do mês extraordinário", destaca o diretor. 

Leia Mais Comunicar a esperança é missão de todos Você conhece as obras missionárias do Papa no Brasil?As cruzes missionárias serão entregues às dioceses durante a Assembleia Geral da CNBB, que ocorre em Aparecida, em abril de 2019. O Mês Missionário será aberto nacionalmente no dia 1º de outubro de 2019, com celebração no Santuário Nacional de Aparecida.

A simbologia da cruz

A cruz recorda a missão dos padres jesuítas na Bolívia. Nela estão incrustadas relíquias de Santa Nazaria Ignacia March Mesa, a primeira a fundar uma comunidade religiosa na Bolívia, e que será canonizada neste mês pelo Papa Francisco. Rosas também estão talhadas na cruz para mostrar que, no meio da dor e do sofrimento, está presente a esperança, a alegria do Evangelho. 

:: Papa anuncia mês extraordinário para 2019 

Centenário 

O Mês Missionário Extraordinário é motivado ainda pela celebração do centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XVI, Maximum Illud. Seguindo o exemplo de um de seus antecessores, Francisco também quer propor uma "requalificação" da missão da Igreja no mundo. 

"Com espírito profético e ousadia evangélica, a Carta Apostólica Maximum illud exortara a sair das fronteiras das nações, para testemunhar a vontade salvífica de Deus através da missão universal da Igreja. A aproximação do seu centenário sirva de estímulo para superar a tentação frequente que se esconde por detrás de cada introversão eclesial, de todo o fechamento autorreferencial nas próprias fronteiras seguras, de qualquer forma de pessimismo pastoral, de toda a estéril nostalgia do passado, para, em vez disso, nos abrirmos à jubilosa novidade do Evangelho", destaca o Papa na carta em que anuncia o mês especial. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.