Por Redação A12 Em Igreja

Pesquisa vai identificar força da atuação social da Igreja no Brasil

Foto de: CNBB

logo_cnbb1

Pesquisa quer mapear atuação das
pastoriais sociais da Igreja Católica no Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando uma pesquisa para dimensionar a ação social da Igreja católica no país.

A pesquisa, feita pela Fundação Esquel Brasil, visa obter uma base de informações que viabilize o conhecimento, o mapeamento e a sistematização da ação social da Igreja. Os trabalhos tiveram início em novembro do ano passado em 26 dioceses das cinco regiões brasileiras.

Através do resultado da pesquisa a sociedade terá uma abordagem completa do trabalho social desenvolvido pela igreja, com dados atualizados e seguros.

Para a socióloga Danielle Freire, que realiza a pesquisa na Diocese de Crato (CE), uma das dioceses contempladas pela pesquisa, o trabalho propõe uma transparência dos trabalhos realizados pelas pastorais sociais da CNBB.

“Vejo esta ação da CNBB como uma evolução muito grande, não só a nível de Igreja, mas como sociedade. Nós estamos passando por uma transformação política onde a sociedade cobra a transparência nos atos e questões políticas. Considero que a Igreja, como um setor politizado, também tem que fazer sua parte. A partir do momento que a Igreja mostra as suas ações de forma aberta, organizada e transparente a sociedade tende a abraçar a causa. Espero que o Estado abra os olhos e tome essa responsabilidade para si e colabore com as ações da Igreja católica” afirmou.

A pesquisa, que será concluída até o final deste mês de março, é realizada com o auxilio do Centro de Investigações Religiosas e Instituições Sociais (CERIS) da CNBB e da Fundação Grupo Esquiel Brasil.

Critérios

As iniciativas foram selecionadas com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também considerando pastorais sociais com atuação em nível nacional.

O resultado será apresentado aos bispos do Brasil reunidos na Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.