Por Tatiana Bettoni Em Igreja

'Política não é igual a politicagem' diz coordenadora da Pastoral Fé e Política

O ano de 2013 foi de intensas atividades para a Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Em entrevista ao A12.com, Márcia Mathias de Castro, coordenadora do Regional Belém, falou sobre os projetos desenvolvidos em 2013 e traçou uma perspectiva para 2014, ano de Eleição Presidencial. Entre temas como a Reforma Política e a Campanha da Fraternidade está a luta pela redução do preconceito: "o termo política fica restrito à 'politicagem' no senso comum", afirma a coordenadora.

Confira a entrevista na íntegra:         

- Qual o balanço das atividades da Pastoral da Fé e Política em 2013?

Estreitamos nossa parceria com os Movimentos Sociais voltados para o Combate à Corrupção e desenvolvemos a coleta de assinaturas de dois instrumentos voltados para aperfeiçoamento do sistema eleitoral. Em parceria com o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral de São Paulo trabalhamos o abaixo-assinado para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) M2M (Máximo Dois Mandatos) para parlamentares.

O outro é o Projeto de Reforma Política Eleições Limpas da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas que modifica a forma de financiamento de campanha, fortalece os programas partidários em detrimento a valorização do parlamentar, cria instrumentos eficazes voltados aos segmentos sub-representados da população, como 

afrodescendentes e indígenas e prevê instrumentos eficazes para assegurar o amplo acesso aos meios de comunicação e impedir a interferência da propaganda eleitoral ilícita, bem como garantias do pleno direito de resposta e acesso às redes sociais.

Divulgamos e motivamos a Campanha da Fraternidade Juventude e estreitamos nossa parceria com os jovens, especialmente aqueles da Pastoral da Juventude. Divulgamos e motivamos a participação no Conselho Participativo Municipal que será instituído em cada subprefeitura em 2014 (9 conselheiros eleitos pertencem à Escola e/ou a Pastoral) e desenvolvemos nossa participação na Rede das Escolas da Cidadania.

- Quais trabalhos e conquistas merecem destaque?

No Ano da Fé iniciou-se a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi na Arquidiocese de São Paulo com suas atividades desenvolvidas no Centro Pastoral São José do Belém. 53 participantes realizaram o curso anual, às segundas-feiras, curso este que é certificado como Extensão pela UNIFESP, trazendo a Universidade para junto da população. Os participantes eram de diversas regiões da Arquidiocese de São Paulo, da Diocese de São Miguel, de Guarulhos e de Jundiaí. Os participantes se reuniram extra-aula para conhecer as principais demandas locais, dialogar com o poder público e propor metas de melhorias. Tudo isso vem de encontro ao compromisso do 11o Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo que é ser testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

- Qual foi o maior desafio?

Foto de: divulgação

Campanha da fraternidade 2014:
Tráfico humano é foco da Pastoral
Fé e Política.

A busca para erradicar o preconceito com o termo política que fica restrito à 'politicagem' no senso comum, ao invés de significar o cuidado com a Polis (a cidade), o coletivo, o bem comum.

- Fale sobre as expectativas para 2014.

Pretendemos dar atenção especial à Campanha da Fraternidade que trata da chaga que é o Tráfico de seres humanos e semear o voto consciente nas eleições com informes, palestras, entrevistas entre outros.

A Escola de Fé e Política Waldemar Rossi terá no próximo ano 2 turmas. A atual com aprofundamento em Políticas Públicas e uma nova turma que poderá vivenciar toda esta experiência da Relação Fé e Política, ambas certificadas pela UNIFESP.

Uma nova Escola de Fé e Política estará localizada na Região Santana e Guarulhos também terá Escola de Fé e Política. Em breve mais informações no site: www.pastoralfp.com.

 

Informações sobre o trabalho da pastoral: contato@pastoralfp.com 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...