Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Projeto em Nova Iguaçú (RJ) leva professores a redescobrirem seu papel na educação

Um projeto na Diocese de Nova Iguaçú no Rio de Janeiro tem levado professores a redescobrirem o seu papel como educadores. O Serviço Católico de Formação Acadêmica já formou cerca de 300 professores de diversas áreas do conhecimento desde a sua criação, em 2012, e trouxe de volta o encanto na tarefa de ensinar para muitos que estavam desistindo da profissão.

“Temos colhido testemunhos muito pontuais de professores que retomaram o significado do ser professor”, conta emocionada a professora universitária, Joana Darc Venâncio, que compõe a equipe responsável pelo projeto. “O mundo da educação está minado pelo relativismo e muitos professores já desistiram do seu papel na educação”, completa Joana.

A iniciativa oferece um curso de formação para professores católicos com duração de 120 horas, totalmente gratuito. A formação é realizada por 40 professores voluntários que ministram as aulas dos módulos formativos.

Na próxima semana, o projeto irá realizar a 1ª Convenção de Professores Católicos para dar visibilidade ao trabalho realizado na diocese. O encontro reunirá os professores que participam do curso e os que lecionam, e é aberto a outros professores católicos que queiram somar forças no projeto.

“Estamos recebendo grande adesão. Houve uma boa divulgação na Diocese de Nova Iguaçu e nas Dioceses irmãs (vizinhas). Já foram confirmadas representações de quatro dioceses”, assinala Joana.

O encontro acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro no local onde é realizado o curso, no Seminário Diocesano Paulo VI. Com o tema ‘A identidade e as virtudes do professor católico’ o evento irá refletir as três virtudes teologais da Igreja: a fé, a esperança e a caridade. “Temos certeza de que essas virtudes vão nos manter firmes e nos ajudar a cumprir nosso papel na educação”, avalia Joana. 

“Acreditamos profundamente na força transformadora da Educação e por isso precisamos nos alimentar, do amor de Jesus e da força de nossa Igreja, para não nos deixamos cair no desânimo”, finaliza a professora.

O bispo diocesano, Dom Luciano Bergamin, preside a missa de encerramento do encontro no sábado (7) às 16h. Informações pelo telefone: (21) 9302-3794 ou 8477-2609. 

Conheça os palestrantes e a proposta da primeira convenção [clique para baixar a programação].

Veja galeria de fotos do projeto:  

  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...