Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 18 JUN 2019 - 14H42

O que celebramos em junho na Igreja Católica?

O Redação A12 ao vivo da sexta-feira (14) recebeu o Padre Camilo Júnior, C.Ss.R, diretor do A12, para falar das solenidades comemoradas no mês de Junho.

Sendo um mês muito rico em festas, solenidades e significados, a Igreja proporciona aos fieis um verdadeiro caminho de crescimento na fé e na espiritualidade.

Renan Ventura
Renan Ventura


Padre Camilo
explica que a liturgia está repleta de festas importantes e solenes neste período. "Todas as festas litúrgicas partem do Mistério Pascal. A Páscoa é o grande coração da liturgia, é ela que dá sentido a todas as outras celebrações que, como comunidade de fé, ao longo do ano vamos rezando. A partir da Páscoa, a liturgia celebra tantas outras festividades que nos remetem sempre ao mistério de Cristo, onde está nossa esperança de vida", diz.

::Festejos Juninos

Ascensão do Senhor

"40 dias depois da Ressurreição, a Igreja celebra a Festa da Ascensão do Senhor, quando Jesus, após ter cumprido sua missão, volta à casa do Pai. Ele anunciou o Reino de Deus, entregou a vida por este Reino, convidou pessoas para que caminhassem com Ele, deixou no coração dessas pessoas o Evangelho, a grande Palavra de Salvação. Termina a missão de Jesus, mas nasce a missão da Igreja", afirma.

shutterstock
shutterstock


Pentecostes

"Pentecostes é a grande Festa do Divino Espírito Santo. Já havia, na época de Jesus, dentro da Liturgia Judaica, a Festa da Colheita, onde o povo se reunia e agradecia os dons e frutos do seu trabalho. Por isso, os discípulos estavam reunidos no Cenáculo, junto com Maria. Enquanto rezavam, pousou sobre eles o Espírito Santo, como línguas de fogo descidas do céu. Pentecostes é a realização da promessa de Jesus. 'Eu vou para o Pai, mas deixo sobre vós o Espírito Santo'. Essa festa marca o momento em que os discípulos entendem que é preciso dar continuidade à Igreja missionária", conta o padre. 

Santíssima Trindade

"Na liturgia, nós vivemos a manifestação de um Deus que é um só, mas em três pessoas, se relaciona conosco. Quando lemos o Antigo Testamento, temos muito presente a imagem de um Deus Pai Criador, que nos criou à Sua imagem e semelhança. No Natal, celebramos o mistério do Deus Filho, o Verbo Eterno, que assume a nossa carne e vem viver no meio de nós. Pentecostes nos coloca diante do encontro com Deus no Espírito Santo. A Festa da Santíssima Trindade nos leva a celebrar o nosso encontro com Deus nessas três pessoas, que se relacionam na plenitude do Amor. Deus é pessoa e, com Ele, nós podemos nos relacionar", resume.

Corpus Christi

Nesta solenidade, celebra-se uma festa bastante antiga na Igreja, que remonta ao século XIII. É o único dia em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas das cidades. Padre Camilo explica a origem dessa expressão de fé, contando a história da relação de Santa Juliana com Jesus Eucarístico, em Liége, na Bélgica. O redentorista contou também alguns milagres eucarísticos que formam a origem dessa celebração tão importante para a Igreja. "O Papa João XXII estendeu a festa, que antes era celebrada apenas na Itália e na Bélgica, para toda a Igreja, definindo a data para a Quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade", conta ele.

:: Os tapetes de Corpus Christi

Shutterstock
Shutterstock


Sagrado Coração de Jesus 

"Cada festa vai nos colocando na dimensão de como o Amor de Deus está presente na nossa vida. Amar é nossa identidade, por sermos filhos e filhas de Deus. A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus acontece, justamente, na sexta-feira da semana seguinte à Solenidade de Corpus Christi. Nas Sagradas Escrituras, o coração é sempre a imagem do Amor de Deus, revela o amor que Deus quer nos oferecer. O Coração de Jesus revelou o Amor do Pai. 'Não há maior prova de amor do que aquele que entrega a própria vida'. Nosso amor deve ser do jeito que este Coração primeiro nos amou", explica. Padre Camilo também falou da origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, com Santa Margarida Maria Alacoque, a quem Jesus fez suas 12 promessas.

:: Que assunto você quer ver no Redação A12 ao Vivo? Vote na enquete

Confira o vídeo na íntegra abaixo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.