Por Redação A12 Em Igreja

Reforma da Instituição Sinodal prossegue em 2016

O Secretariado do Sínodo organizará em fevereiro um seminário reservado aos canonistas e aos especialistas em eclesiologia para fazer avançar a reforma da instituição sinodal, segundo as orientações desejadas pelo Papa Francisco em seu discurso de 17 de outubro de 2015, quando das comemorações do 50º aniversário da refundação da instituição sinodal por Paulo VI.

O Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, confirmou em entrevista ao L’Osservatore Romano, que o Papa Francisco tem a intenção de publicar uma Exortação Apostólica seguindo os Sínodos de 2014 e 2015, sobre a família.

reforma-da-Instituição-SinodalA previsão é de que o lançamento da Exortação aconteça no primeiro semestre de 2016.

O tema da próxima Assembleia sinodal deverá ser debatido em abril.

O Cardeal Baldisseri afirma que a “renovação” da instituição sinodal está integrada “no grande projeto de reforma da Cúria Romana e de outras instituições eclesiásticas que o Santo Padre está conduzindo”.

O Purpurado recorda que, no discurso de 17 de outubro, o Papa fala de uma “sinodalidade articulada em diversos níveis”, destacando particularmente o papel das Conferências Episcopais, em coerência com as orientações propostas na sua Exortação Apostólica de 2013, Evangelii Gaudium.

O seminário organizado em fevereiro visa então aprofundar estas questões, antes de uma reunião do Conselho ordinário do Sínodo, em abril.

Nesta ocasião, o Secretário Geral do Sínodo apresentará um resumo das propostas dos padres sinodais e conferências episcopais, sobre o tema da próxima assembleia.

O objetivo desta reunião será também, à luz da experiência dos últimos dois sínodos e do seminário de fevereiro, para continuar a revisão do regulamento do Sínodo dos Bispos, alterado várias vezes desde 1965.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.