Por Redação A12 Em Igreja

Romaria em SC assinala resistência e esperança na região do Contestado

Neste domingo (13) ocorre em Timbó Grande, na Diocese de Caçador, em Santa Catarina, a Romaria do Centenário do Contestado que neste ano reflete o tema: "Redutos de Resistência, Esperança e Encantamento pela vida". A peregrinação é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Regional Sul 4 da CNBB.  Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do “Sulão” do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e, também, São Paulo.

romaria_contestado

 

Evento recorda luta dos camponeses na Guerra do Contestado e reafirma o compromisso com a vida e a paz na atualidade.

Segundo a organização, a romaria consiste em um grande momento de celebração e também de manifestação da resistência e luta pela vida. 

"Nós das CPTs da Grande Região Sul e os Regionais da CNBB do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, neste Reduto sagrado, queremos reviver a luta desses caboclos e caboclas encantados e encantadas. Com a mística e a coragem desses brasileiros e brasileiras, camponeses e camponesas, celebraremos a luta na defesa da vida e do direito de viver segundo seu modo de ser camponês. Será um momento privilegiado de celebrarmos o compromisso, de continuar fortalecendo os diferentes modos de viver e preservar a terra para a atual e as futuras gerações", destaca nota.  

O evento registra também a memória do Estado do Rio Grande do Sul que também teve, ao longo de sua história, redutos de resistência e esperança formados a partir de Conselheiros. Como por exemplo, as regiões de Santa Maria e Candelária, Soledade, Erexim e Lagoa Vermelha.

A Romaria do Contestado busca dar enfoque à comunhão da Terra e da água a partir da valorização dos saberes populares e da convivência pacífica entre os povos. 

"A Comissão Pastoral da Terra entende que este é um momento de celebração e de fortalecimento da organização de nossas comunidades e de nossas lutas pelo cuidado com a Terra, com os povos da Terra e da Vida. A característica principal é de que essa Romaria possa ser de fato esse espaço em que fé e vida se mesclam profundamente e o clamor do povo se faz ouvir nessa busca da transformação da sociedade', completa a nota. 

Programação 

A programação começa às 8h, com acolhida e concentração dos romeiros na avenida central de Timbó Grande, próximo à Igreja Matriz, seguida pela abertura da Romaria. A caminhada tem início às 10h até o local da Romaria, entendido como um reduto místico da celebração. Às 12h, os romeiros têm um almoço compartilhado. No local, também haverá barracas dos movimentos, pastorais sociais e paróquias que oferecerão gratuitamente alimentação/sucos para os romeiros. Nada será comercializado na romaria. No período da tarde acontecerão diversas reflexões, apresentações culturais, etc. A romaria encerra com uma Celebração Eucarística às 15h e o envio dos romeiros e caravanas.

Guerra do Contestado

A guerra do Contestado aconteceu durante os anos 1912 a 1916 e abrangeu uma região que equivale hoje a aproximadamente 1/3 do território catarinense. Esta região é, hoje, conhecida como “região do Contestado”. Além de parte do sul e sudoeste do Paraná, ela abrange, em Santa Catarina, o meio oeste, o planalto norte e a região serrana.

O termo “Contestado” remonta a meados do século XIX quando teve início a disputa dos limites territoriais entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. Tal disputa só foi concluída em 1916, ano em que foi assinado o acordo definitivo sobre os limites entre os dois Estados. Foram 48 mil quilômetros quadrados de terras disputados, que compunham o “chão Contestado”.

Calcula-se que em 1910 havia nesta região cerca de 50 mil habitantes, sendo que destes, cerca de 8 mil foram mortos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.