Por Redação A12 Em Igreja

Santuário de Anchieta recebe título de Santuário Nacional

O Brasil passa a contar com mais um Santuário Nacional. Na última Assembleia Geral da CNBB, os bispos aprovaram a concessão do título ao Santuário São José de Anchieta, no Estado do Espírito Santo. O decreto também concedeu a São José de Anchieta o título de Padroeiro secundário do Brasil, junto de Nossa Senhora Aparecida.

Santuário de Anchieta

Para o reitor o Santuário, padre César Augusto dos Santos, a outorga é um forma de reconhecimento pela ação evangelizadora de Anchieta no país.

"O povo brasileiro terá, agora, o privilégio de contar com a proteção de Nossa Senhora Aparecida e de São José de Anchieta. Esperamos que, com esse reconhecimento, cresça, a cada dia, o número de devotos que visitam o Santuário Nacional de Anchieta para louvar, pedir e agradecer as graças alcançadas, por meio de sua intercessão", celebrou o reitor.

A decisão da CNBB contempla o fato de que o Apóstolo do Brasil dedicou sua vida à pregação do Evangelho, contribuindo para que os princípios evangélicos estivessem nas origens da cultura e da formação do Brasil.

Foto de: reprodução. 

Reitor com CNBB

Dom Geraldo Lyrio, 
cardeal Raymundo Damasceno de Assis, 
dom Sérgio da Rocha e o reitor do Santuário
Nacional de São José de Anchieta,
pe. César Augusto dos Santos,
na Assembleia Geral da CNBB.

O arcebispo de Mariana (MG), considerado padrinho do título, dom Geraldo Lyrio, também considerou a grande contribuição de Anchieta à evangelização em terras brasileiras.

“Anchieta é uma das pessoas que colaborou de modo extraordinário para forjar a nação brasileira com os traços que ele procurou cultivar na sua catequese, no seu empenho com os índios, na fundação de São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outras cidades. Anchieta é uma figura, de grande projeção e relevância mais é, sobretudo, o grande catequista, o grande missionário, o grande apóstolo do Brasil”, assinalou. 

O reitor do novo Santuário Nacional acredita que com o reconhecimento, a devoção ao santo poderá alcançar proporções internacionais. “O Santuário de Aparecida é conhecido internacionalmente e, agora, Anchieta se destaca como referência e ícone da evangelização, principalmente para a América Latina”, concluiu.

O novo Santuário Nacional celebra no próximo domingo, 3, o primeiro ano da canonização de São José de Anchieta. 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.