O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) acolhe a exposição inspirada no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, ‘Natureza Franciscana’.
Com curadoria de Felipe Chaimovich, a mostra é organizada a partir das estrofes do hino franciscano. Reunindo 18 obras da coleção do museu, somadas a 19 empréstimos, a mostra expõe ao todo 37 trabalhos distribuídos em fotografias, desenhos, gravuras, vídeos, livros de artistas, além de obras compiladas em áudios, esculturas e bordados.
O curador da exposição ressaltou que a exposição relaciona a arte e a ecologia: “Reunimos artistas que colaboram com elementos da natureza e da vida em seus trabalhos. As obras estão agrupadas conforme as partes do ‘Cântico' de Francisco de Assis: sol, estrelas, ar, água, fogo, terra, doenças e atribulações, morte. A relação entre arte e ecologia torna-se evidente ao compreendermos a posição fundadora de Francisco de Assis em nossa cultura", afirmou Felipe Chaimovich.
Estudioso da obra de Francisco de Assis há 15 anos, Chaimovich, explica que "Para Francisco, o ser humano tem uma relação de colaboração com os elementos naturais: a natureza não é subordinada aos interesses humanos. Embora o ser humano se posicione como uma parte singular da natureza, os demais elementos devem ser tratados por nós como membros de uma só família universal".
Em cartaz até 5 de junho, a exposição "Natureza Franciscana" conta com ingressos a R$ 6,00. Aos domingos, a entrada é gratuita.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.