Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: Febre maculosa

 

saude_8

Querido leitor, Deus abençoe com toda sorte de bênçãos físicas e espirituais. Neste artigo vamos falar sobre a Febre Maculosa, também conhecida como 'doença do carrapato'. Trata-se de uma doença infeccionsa causada por uma bactéria (Rickettsia rickettsii,) transmitida por carrapatos, principalmente o carrapato estrela. Afeta tanto os seres humanos quanto os amimais, principalmente como os bois, cavalos, aves domésticas, cães, ratos, capivaras, etc. A forma de transmissão é através da picada do carrapato onde a bactéria fica incubada até 14 dias para depois começar a mostrar seus sintomas que são:

- estado febril podendo durar de 2 a 3 semanas

- fortes dores de cabeça

- calafrios

- dores generalizadas pelo corpo

- inchaços nos olhos

- sangramentos (nariz)

- vômitos, tosse seca

Os carrapatos precisam ficar pelo menos umas 3 a 4 horas fixadas na pessoa para transmitir a doença. Os carrapatos menores são os mais perigosos. A transmissão é feita única e exclusivamente através da picada do bichinho e não há perigo de transmissão de pessoa para pessoa.

A manifestação da doença se percebe, além do quadro acima, por pequenas lesões na pele, coloração rosada (punhos e tornozelos) migrando para as mãos, pés, tronco e face. Com o tempo, a coloração vai mudando para mais escura. Em alguns casos acontece uma descamação no local e até feridas mais intensas seguidas até de áreas necrosadas.

 

Cuidar da saúde do corpo é um ato de respeito para com Deus.

O diagnóstico da doença é feito através de alguns exames laboratoriais bem específicos. Devido as fortes dores de cabeça, febre, inchaço, etc, o tratamento se dá através de antibióticos. É importante não retardar o tratamento pois pode comprometer os rins, pulmões, vasos e até o sistema nervoso central, levando a óbito em poucos dias pelas falências de muitos órgãos vitais.

A Prevenção se dá com os devidos cuidados em áreas rurais, parques, jardins, etc, onde existem animais e alguns infectados por carrapatos. As crianças são as mais vulneráveis devido ao sistema imunológico ainda em formação.

Cuidar da saúde do corpo é um ato de respeito para com Deus.

Com carinho e bênçãos

Assinatura Frei Rinaldo ATUALIZADA colunista

Escrito por
Assinatura pequena Frei Rinaldo Colunista.png
Frei Rinaldo, osm

Frei Rinaldo, osm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.