Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: ‘Vacina na Terceira Idade – suas vantagens’

Deus os abençoe com toda sorte de bênçãos físicas e espirituais.

É quase senso coletivo que muitas pessoas pensem que somente as crianças devem tomar as vacinas necessárias para a prevenção de muitas doenças na fase de crescimento, contato com outras pessoas, escolas, etc. Isso é verdade!

 

tomar_vacina_gripe

As vacinas estão aí para ajudar a prolongar os dias com
mais qualidade de vida.

Talvez o que precisamos entender é que muitos adultos, principalmente os mais idosos, precisam tomar algumas vacinas próprias da idade. Com a idade e de acordo com o estilo de vida de cada um, o organismo vai perdendo a imunidade e, consequentemente a qualidade de vida.

É comum aparecerem, na fase mas senil, aquelas doenças chamadas de “crônicas” como diabetes, hipertensão, doenças infecciosas, asmas, entre outras. Já é sabido que o idoso já tem mais esta propensão às doenças. É por isso que na “terceira idade” ou na “melhor idade” (experiência e maturidade), os cuidados com a saúde devem ser bem observados.

E nesse sentido, as vacinas estão aí para ajudar a prolongar os dias com mais qualidade de vida. No Brasil, há muitos anos, se tornou quase que obrigatório a vacina para combater os males da gripe a partir dos 60 anos. Porém, segundo os especialistas, há outras vacinas que também devem ser aplicadas nessa faixa etária, como por exemplo, contra as doenças pneumológicas, o tétano (grave doença bacteriana), a difteria (lesões e inflamações nas vias respiratórias), a coqueluche (infecção respiratória). Uma das grandes ameaças à saúde da terceira idade são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Nesse caso, além de todos os cuidados necessários recomenda-se a vacina contra a hepatite B. Muitos idosos, depois de uma longa jornada de trabalho, gostam de viajar em grupos ou sozinhos. Por isso, é de suma importância a vacina contra a febre amarela dependendo do lugar para onde se vai.

Queridos idosos, vocês sabem do carinho que os filhos, os netos, os amigos sentem por vocês. Apesar de tanto descaso e da falta, muitas vezes, de reconhecimento por parte dos mais novos, vocês ainda são fontes de sabedoria e referências de tudo aquilo que significa experiência de vida. Portanto, cuidem-se bastante para viver mais e melhor.

As vacinas ajudam na prevenção de muitas doenças. Viva uma velhice saudável, com alegria, com amor, com disposição…mas, acima de tudo com saúde. Posso fazer uma pergunta? Já tomou vacina esse ano? Qual delas?

De quem tem um carinho enorme por todos vocês,

Assinatura Frei Rinaldo ATUALIZADA colunista

Escrito por
Assinatura pequena Frei Rinaldo Colunista.png
Frei Rinaldo, osm

Frei Rinaldo, osm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.