Por Redação A12 Em Igreja

Seminário 'Carajás 30 anos’ debate projetos da região tocantina

Começou ontem (16) em Imperatriz (MA) o seminário ‘Carajás 30 anos’, que pretende fazer uma análise dos principais projetos realizados na região tocantina.

“Após 30 anos de mineração, siderurgia e projetos de ‘desenvolvimento regional’, implementados a partir do Programa Grande Carajás, faz-se necessária e urgente uma avaliação crítica dos processos sociais, econômicos e culturais desencadeados por esse grande investimento”, destaca nota de apresentação do evento.

O seminário é promovido pelo Fórum Carajás, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Rede Justiça nos Trilhos e tem o patrocínio da Cáritas Brasileira e apoio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre outros organismos e empresas.

Participam do evento pesquisadores, professores, representantes de movimentos sindicais e sociais, alunos e outras lideranças sociais. O seminário se estende até sexta-feira (18).

O evento conta com a realização de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, programação cultural e presença de pesquisadores reconhecidos nacionalmente, como Alfredo Wagner, Edna Castro e Bartolomeu Rodrigues.

A partir da análise dos projetos realizados na região, o evento espera "discutir as consequências sociais, ambientais, econômicas, culturais, envolvendo movimentos sociais, pastorais e grupos afetados, em diálogo permanente com grupos de estudos e pesquisadores acadêmicos", completa nota.

O seminário é uma preparação para o Seminário Internacional ‘Carajás 30 anos’, que será realizado em maio de 2014. Além do seminário em Imperatriz, acontecem outros em Marabá (PA), nos dias 8 e 9 de março de 2014, Santa Inês (MA), nos dias 21 e 22 de março de 2014, e Belém (PA), de 5 a 8 de abril de 2014. As etapas preparatórias culminarão com a realização do Seminário Final em São Luís, que será realizado na Universidade Federal do Maranhão, e receberá assessores, especialistas e lideranças comunitárias e de movimentos socioambientais da Amazônia, do Brasil e de outros países da América Latina e da África.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...