Com a proposta de comemorar os 30 anos de fundação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), grupos ligados à Pastoral Afro-brasileira, o Centro Pastoral Afro Padre Heitor Frisotti (CENPAH) promove a partir desta sexta-feira (27) o seminário ‘Africanidades e Fé: caminhos de diálogo e convergência’, no bairro Sussuarana em Salvador (BA).
O encontro de caráter inter-religioso, conta com a participação de 60 pessoas, representantes dos Agentes de Pastoral Negros do estado e de outros estados brasileiros e religiões de matriz africana. A programação terá início hoje (27) às 17h e seguirá até às 10h30 de domingo (29).
De acordo com o padre Arturo Bonani, coordenador do CENPAH, a proposta do evento visa colaborar para o diálogo religioso e o respeito à cultura afro-brasileira.
“Queremos com esse momento fazer uma partilha para valorizar não o que nos separa, mas aquilo que nos une com as nossas diferenças”.
Segundo nota do CENPAH, o evento tem por objetivo “resgatar a importância e o papel das africanidades no cotidiano das religiões e sua implicabilidade nos direitos humanos, formação social, cultural e indenitário das pessoas, refletindo sobre estratégias de valorização da diversidade religiosa e de combate e enfrentamento à intolerância no Brasil, a fim de produzir subsídios críticos e didáticos para a formação de novas lideranças, estudantes e contribuir para o surgimento de novas pesquisas no Brasil”.
O Seminário será realizado no anfiteatro Abdias Nascimento do Centro Pastoral Afro Heitor Frisotti (CENPAH). Informações no telefone: (71) 3023-2423. O centro realiza além da valorização das raízes culturais afro-brasileiras, ações de caráter social com a comunidade, como o trabalho 'Quilombo Educacional Bahkita' que oferece curso pré-vestibular para os jovens do bairro, encontros de reflexão sobre a história, identidade e a realidade dos afro-descendentes e outras ações para melhoria do bairro.
Pastoral Afro na arquidiocese
Na Arquidiocese de Salvador o CAAPA – Centro Arquidiocesano de Articulação da Pastoral Afro atua desde 1999 colaborando na articulação das Pastorais Afro existente no estado. Atualmente, três paróquias tem esse trabalho: Paróquia São Brás em Plataforma, Paróquia Santo Antonio em Fazenda Coutos III e Paróquia São Daniel Comboni em Sussuarana. Coordena o CAAPA, o padre Genival Bartolomeu. O telefone para mais informações: (71) 3321-4925 – E-mail: caapasal@yahoo.com.br.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.