O ex-presidente israelense Shimon Peres propôs ao Papa Francisco que presida uma "Organização das Religiões Unidas", a "ONU das religiões". A proposta foi feita durante encontro na Casa de Santa Marta, nesta quinta-feira (4), e a declaração do ex-presidente foi dada à revista Famiglia Cristiana antes do encontro.
“O Santo Padre é um líder respeitado por pessoas de várias religiões. Creio que é o único líder verdadeiramente respeitado. Por isso, tive essa ideia que propus a Francisco”, explicou Peres.
O ex-presidente do Estado de Israel, cujo mandato terminou em 24 de julho, observa que as Nações Unidas, muitas vezes, é impotente diante das ações dos grupos terroristas "que pretendem matar em nome de Deus". Sempre que acontece episódios brutais, as intervenções do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon - de acordo com Peres – não produzem efeito, uma vez que suas declarações "não têm nem a força nem a eficácia de qualquer homilia do Papa, que reúne meio milhão de pessoas na praça de São Pedro".
Portanto, acrescenta Peres, "nota-se que a ONU teve seu dia, o que precisamos é uma Organização das Religiões Unidas, a ONU das Religiões". O ex-presidente israelense acredita que seria "a melhor maneira de lutar contra estes terroristas que matam em nome da fé, porque a maioria das pessoas não são como eles, praticam a própria religião sem matar ninguém, sem sequer pensar nisso."
Peres acredita também em uma "Carta das Religiões Unidas, assim como a Carta das Nações Unidas". A nova Carta serviria para estabelecer "em nome de todos os credos" que "cortar a garganta das pessoas ou realizar assassinatos em massa, como temos visto nas últimas semanas, não tem nada a ver com religião. Isto foi o que eu propus ao Papa".
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi disse aos jornalistas que o Papa não se comprometeu com esta ideia e que explicou a Peres o trabalho já desenvolvido pela Santa Sé nas áreas do diálogo inter-religioso e da paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.