Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R. Em Igreja Atualizada em 18 MAR 2019 - 16H24

Signis Brasil realiza Congresso de Comunicação

Entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, aconteceu o Primeiro Congresso de Comunicação promovido pela Signis Brasil na Pousada São Lourenço, em Porto Alegre (RS). O tema principal do encontro foi o “Consumo de mídia em tempo de mercado digital” e reuniu diversos especialistas da área de ciências da Comunicação. Além do tema central, ficou bastante clara a urgência da Igreja em mergulhar mais profundamente no mundo da cultura digital colaborativa.


Para o doutor em comunicação, Moisés Sbardelotto, “é preciso ouvir os apelos do Papa Francisco e fazer uma comunicação em “saída”, ou seja, discernir, construir e ousar novos modos de comunicar a mensagem do Evangelho”.

O tema das fake news foi abordado pela jornalista Paula Sperb, que insistiu “no papel dos comunicadores como agentes construtores da verdade dos fatos e desconstrutores do ambiente das notícias falsas e falseadas”.

:: As pastorais nas redes sociais

Outra palestra muito comentada e discutida foi a do roteirista e jornalista Pedro Boff, que, pela analogia do tema dos mitos do herói, desenvolvida por Campbell, mostrou os dramas das velhas mídias no enfrentamento - e atual congraçamento - ante a cultura digital e a internet. Com certo otimismo, o pesquisador acredita “que o jornalismo vai se reinventar nesse relacionamento com a internet e com as redes sociais, e algo novo deverá surgir e superar este cenário tumultuado que hoje estamos vivendo”.

O Congresso da Signis também homenageou algumas instituições de comunicação católica, entre elas a Rádio Aparecida, pela produção do Jornal Brasil Hoje por 12 anos consecutivos.

A Signis Brasil também publicou uma nota pública sobre a situação da conjuntura política e social do país que pode ser lido aqui na integra. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.