Por Redação A12 Em Igreja

"Sociedade e Migração" é o tema da 30ª Semana do Migrante

O Serviço Pastoral do Migrante (SPM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove até o dia 21 de junho a 30ª Semana Nacional do Migrante.

O tema “Sociedade e Migração” e o lema “Não ao preconceito, por direitos e participação” propõem o aprofundamento da reflexão contida na Campanha da Fraternidade 2015, a partir realidade dos migrantes presentes no Brasil.

Foto de: Divulgação

semana do migrante

 “O SPM oferece, nesta 30ª Semana do Migrante, um rico trabalho para ajudar nossas comunidades a refletir, aprofundar e celebrara a realidade da migração, iluminadas pela vivência da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema ‘Igreja e sociedade’ nos possibilitou compreender melhor e contextualizar a missão de Jesus e dos seus seguidores no mundo: ‘Eu vim para servir’”, explica o bispo de Pesqueira (PE) e referencial do setor pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, dom José Luiz Ferreira Sales.

De acordo com o bispo, a proposta é dar continuidade e aprofundamento da reflexão sob “o prisma e o recorte da migração, presente na sociedade brasileira desde o seu nascedouro até os dias de hoje”.

O SPM disponibilizou para a Semana dois subsídios. Há o texto-base com a mensagem de dom José Luiz Ferreira Sales e a contextualização do tema e do lema escolhidos.

O outro material é a proposta de círculo bíblico elaborado por membros e equipes da Pastoral dos Migrantes em diversas cidades do Brasil. Para os encontros, foi indicada a metodologia “ver-iluminar-celebrar-agir”. Essa estrutura é composta por fatos da vida, leitura da Palavra, momento de oração e sugestões de compromissos comunitários e individuais nas realidades apresentadas nos três encontros preparados pelo SPM.

Ao final é oferecida uma sugestão de celebração, que pode acontecer no formato de terço dos migrantes e ladainha dos excluídos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.