Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Mobilização nacional reunirá organizações indígenas em Brasília

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) prepara mobilizações em todo o país e especialmente na capital brasileira na comemoração dos 25 anos da Constituição Federal.

Junto a diversas organizações ligadas à causa indígena que compõem a Articulação a 'Mobilização Nacional Indígena em defesa da Constituição Federal', a mobilização irá acontecer entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro de 2013. Os 25 anos da promulgação da Constituição Federal é comemorado no dia 5 de outubro. 

A mobiblização pretende garantir que os direitos territoriais dos povos indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais sejam resguardados pela legislação brasileira, exigindo medidas contra os projetos que restringem os direitos indígenas, como a PEC 215, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227 e a Portaria 303 da Advocacia-geral da União. 

As organizações consideram que "os direitos constitucionais dos povos indígenas, dos quilombolas e de outras populações tradicionais, assim como os seus territórios, encontram-se sob forte ataque por parte de interesses econômicos poderosos, que defendem o seu direito à propriedade mas não respeitam os nossos direitos coletivos à nossa terra sagrada, e ainda querem tomar para si as terras públicas e os seus recursos naturais", destaca nota da organização. 

Integram a APIB, a coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE), Conselho dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul e pela Grande Assembléia do Povo Guarani (ATY GUASU). 

Instituições ligadas a Igreja Católica, como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), e outras como o Greenpeace, o Movimento Passe Livre e o Instituto Socioambiental (ISA), estão apoiando e contribuindo com a organização do evento. 

Mais informações podem ser obtidas no site da mobilização em: https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...