"Uma vida muito rica e fecunda", foi o que analisou o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom José Rodrigues Carballo, sobre a vida consagrada no mundo, em entrevista ao jornal L´Osservatore Romano.
Foto: L´Osservatore Romano.
"O balanço que posso fazer é altamente positivo. O dicastério [congregação] examinou o 'pulso' da vida consagrada no mundo. Uma vida muito rica e fecunda, evangelicamente falando", disse o arcebispo.
Diante das dificuldades e "sombras" que surgem ao longo da caminhada vocacional, o arcebispo considerou que a vida religiosa tem uma vida rica de vitalidade, de fermento evangélico e de compromisso profético, e listou as ações pastorais que serão promovidas pela congregação para as situações de conflito vivenciadas pelas comunidades religiosas.
"Sombras e dificuldades não faltam, assim como em todas as realidades da Igreja. Refiro-me aos abandonos, a certas situações de mediocridade e de conflito, e também à gestão dos bens. Estas dificuldades são verdadeiros desafios para o dicastério. Procuramos fazer face a isto com a consulta jurídica, acompanhando alguns institutos em dificuldade através das figuras do assistente, do visitador ou do comissário pontifício. Além disso, levamos em frente algumas iniciativas para prevenir situações não fáceis de gerir: por exemplo, em Março o dicastério organizará um seminário de estudo sobre a administração dos bens por parte dos religiosos".
Dom José assinalou também o apoio que a Congregação recebe do Santo Padre. O Papa "nos apoia até quando devemos tomar decisões impopulares e nos anima nas diversas iniciativas propostas pelo dicastério", finalizou o arcebispo.
A formação presbiteral no Brasil
Na próxima segunda-feira (20), o 2º Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral, em Aparecida (SP), reunirá cerca de 230 participantes de diversas partes do Brasil, reitores de seminários, diretores de institutos, professores e psicólogos que atuam na formação de presbíteros. O encontro terá como objetivo avaliar o processo formativo dos futuros padres e oferecer orientações aos seminários e seus formadores.
Segundo o assessor da Pastoral Vocacional da CNBB, padre Valdecir Ferreira, “verifica-se um grande avanço no diálogo com as ciências e até mesmo no aprofundamento da filosofia e teologia, também no campo das dimensões formativas. Percebemos o quanto essa juventude que ingressa em nossos seminários passa por mudanças significativas. Portanto, olhamos com muita esperança para a formação e ao mesmo tempo com preocupação”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.