Igreja

Vaticano cria a Nova Diocese de Araguaína, no Tocantins

Localizada no Norte do Estado, 220ª diocese do país será pastoreada por dom Giovane Pereira de Melo, que era bispo de Tocantinópolis (TO)

Escrito por Redação A12

01 FEV 2023 - 10H15 (Atualizada em 01 FEV 2023 - 20H39)

CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou no dia 31 de janeiro, a instituição de uma nova diocese no Regional Norte 3, que compreende o Tocantins, o Sudeste do Pará e o Nordeste de Mato Grosso.

Leia MaisArquidiocese de Brasília tem novo bispo auxiliar Novo bispo de Brasília, Monsenhor Antônio recebe Ordenação EpiscopalO que uma Prelazia precisa para se tornar Diocese?O Papa Francisco realiza a criação da Diocese de Araguaína, no Tocantins (TO) e também nomeia seu primeiro bispo: dom Giovane Pereira de Melo, atual bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Localizada na região norte do estado, Araguaína será a 279ª circunscrição eclesiástica do Brasil e a 220ª diocese do país, com uma população estimada de 308.200 habitantes, contará com 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosas. A matriz de São Sebastião será a catedral provisória da nova diocese.

Primeiro bispo de Araguaína

Dom Giovane tem 64 anos, recém-completados no dia 16 de janeiro, foi ordenado presbítero em 24 de março de 1990, na diocese de Rondonópolis (MT), foi vigário, coordenador diocesano de Pastoral e represente dos Presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros (1993-1997).

PASCOM Diocese de Tocantinopolis
PASCOM Diocese de Tocantinopolis


No dia 4 de março de 2009, foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo da diocese de Tocantinópolis (TO). Foi ordenado para o episcopado pela imposição das mãos de dom Juventino Kestering, no dia 8 de maio daquele ano, com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (Ez 34,11).

Em 7 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, dom Giovane foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.

“Recebemos com alegria e esperança a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova diocese no Estado do Tocantins, aprimorando a presença da Igreja no Regional Norte 3. Também manifestamos nossa proximidade ao senhor nesta nova missão assumida em favor do anúncio sempre mais fecundo do Evangelho. Nessa perspectiva, de seguir como Igreja em saída, desejamos um profícuo ministério na diocese de Araguaína, sob a intercessão de Maria, Mãe da Igreja”, diz um trecho da saudação da presidência da CNBB.


Padre Carlinhos fala sobre sua realidade como sacerdote em uma Diocese


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...