A Autoridade de Supervisão e Inteligência Financeira (ASIF) do Vaticano divulgou relatório anual referente a 2023, na última segunda (17). O documento mostra avanços importantes na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, alinhando-se aos padrões internacionais de segurança e transparência.
Em 2023, a ASIF registrou 123 atividades suspeitas, sendo 118 delas relacionadas ao Instituto para as Obras de Religião (IOR). O número de suspensões de transações caiu para um caso, uma redução em comparação aos cinco de 2022. Além disso, os relatórios enviados à Promotoria de Justiça diminuíram de 19 em 2021 para 11 em 2023, indicando uma estabilização dos procedimentos de segurança e transparência.
A cooperação internacional do Vaticano também foi intensificada, com a participação em fóruns como Moneyval e Egmont, além de acordos firmados com nove países, incluindo Argélia, Azerbaijão, e Bahamas. A ASIF reforça que essas parcerias são cruciais para o intercâmbio de melhores práticas e para a recuperação de ganhos de atividades criminosas.
O presidente da ASIF, Carmelo Barbagallo, enfatizou que 2023 foi marcado por conflitos globais que tornaram as relações internacionais mais complexas. Ele destacou também que isso reforça a necessidade de manter o foco na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
“Manter e desenvolver uma sólida rede de relações internacionais continua sendo um objetivo estratégico fundamental da ASIF, no interesse da jurisdição”, afirma Barbagallo. Por sua vez, o diretor da ASIF, Giuseppe Schlitzer afirmou que a projeção externa da instituição e a colaboração com autoridades de outros estados são essenciais para a eficácia das ações.
Desde sua fundação pelo Papa Bento XVI em 2010, a ASIF tem se dedicado a prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, consolidando-se como uma entidade alinhada aos melhores padrões internacionais.
Veja os números do relatório clicando aqui.
Fonte: Vatican News
A12 apresenta a Basílica Menor de São Benedito, em Lorena (SP)
Única basílica dedicada ao Santo no Hemisfério Sul fica no Vale do Paraíba, saiba mais!
A missão do Santuário Arquidiocesano São Geraldo Majella
A Igreja Matriz de São Geraldo Majella, em Sorocaba (SP), viveu um dia marcante, agora, Santuário, a missão da Igreja se amplifica no atendimento a comunidade e aos fiéis que visitam o local.
Como ficam as indulgências do Jubileu após a morte do Papa?
Assessor jurídico-canônico da CNBB esclarece uma das principais dúvidas sobre o Ano Santo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.