Por Redação A12 Em Igreja

Vaticano promove encontro internacional para debater música como 'proposta positiva'

Entre os dias 02 e 04 de março, em Roma, o Pontifício Conselho para a Cultura promove um encontro de representantes das conferências episcopais de todo o mundo e ordens religiosas para debater formas de potenciar a música enquanto 'proposta positiva' para o culto cristão.

“O objetivo do evento é estimular uma reflexão profunda no campo musical, litúrgico, teológico e fenomenológico que possa ser uma proposta positiva por um culto cristão, expressão de louvor a Deus e prazeroso de ouvir na diversidade de modelos culturais", destaca nota da Rádio Vaticano.

Missa e inauguração da sede do Pemsa (Elisangela Cavalheiro)

Ao mesmo tempo, pretende-se 'rever o lugar e a função do músico na Igreja' e reforçar o papel da música no diálogo ecumênico e com a cultura contemporânea”.

O evento, que também congregará músicos, estudiosos da música litúrgica, e representantes de associações e movimentos, ocorre em parceria com o Instituto Pontifício Litúrgico, o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Pontifício Ateneu Santo Anselmo.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que trará a reflexão ‘Música e Palavra de Deus’.

Os participantes refletem ainda as temáticas: ‘Música e Igreja: culto e cultura’ e a instrução ‘Musicam Sacram’, documento datado de 1967, que completa 50 anos. 

É destaque entre os oradores, o prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, o Irmão Alois. 

No programa do encontro, está prevista uma audiência dos participantes com o Papa Francisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.