Entre os dias 02 e 04 de março, em Roma, o Pontifício Conselho para a Cultura promove um encontro de representantes das conferências episcopais de todo o mundo e ordens religiosas para debater formas de potenciar a música enquanto 'proposta positiva' para o culto cristão.
“O objetivo do evento é estimular uma reflexão profunda no campo musical, litúrgico, teológico e fenomenológico que possa ser uma proposta positiva por um culto cristão, expressão de louvor a Deus e prazeroso de ouvir na diversidade de modelos culturais", destaca nota da Rádio Vaticano.
Ao mesmo tempo, pretende-se 'rever o lugar e a função do músico na Igreja' e reforçar o papel da música no diálogo ecumênico e com a cultura contemporânea”.
O evento, que também congregará músicos, estudiosos da música litúrgica, e representantes de associações e movimentos, ocorre em parceria com o Instituto Pontifício Litúrgico, o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Pontifício Ateneu Santo Anselmo.
A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que trará a reflexão ‘Música e Palavra de Deus’.
Os participantes refletem ainda as temáticas: ‘Música e Igreja: culto e cultura’ e a instrução ‘Musicam Sacram’, documento datado de 1967, que completa 50 anos.
É destaque entre os oradores, o prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, o Irmão Alois.
No programa do encontro, está prevista uma audiência dos participantes com o Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.