Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 14 DEZ 2018 - 10H56

Vida de santidade de Dom Hélder Câmara chega ao Vaticano

Reprodução.
Reprodução.
A trajetória de Dom Helder o coloca ao lado de outros líderes como Nelson Mandela e Martin Luther King .

Homem da justiça e da verdade e um dos nomes mais lembrados no Brasil e no mundo pela defesa dos direitos humanos, Dom Hélder Câmara terá sua vida de santidade analisada pelo Vaticano.

Conhecido como “Dom da Paz”, o bispo cearense denunciou fortemente as violações de direitos durante a ditadura militar no Brasil e foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu nome se alia a outros contemporâneos como Martin Luther King e Nelson Mandela.

O processo de beatificação e canonização de Dom Helder foi aberto pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 2015, 16 anos depois de sua morte. Agora, na próxima quarta-feira (19), uma cerimônia marca o encerramento do processo e o seu envio para o Vaticano. A solenidade ocorre às 9h, no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, em Recife, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido.

:: Dom Hélder Câmara e a CNBB

Com isso, será concluída a chamada “Fase Diocesana” e a documentação remetida para a Congregação da Causa dos Santos, incluindo documentos, laudos, pareceres e testemunhos coletados que serão analisados por comissões, e será elaborada a “Positio”, dando início, à chamada “Fase Romana”. Se a “Positio” for aprovada, o bispo passa a ser Venerável e, daí, a documentação exige um milagre para sua beatificação e outro para a sua canonização.

“A nossa esperança se projeta para o ano de 2020, quando a Arquidiocese de Olinda e Recife sediará o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. Temos fé na Santa Eucaristia e confiamos que até lá receberemos notícias positivas sobre a análise do processo de dom Hélder na Congregação da Causa dos Santos”, disse o arcebispo, em nota no site da arquidiocese.

:: Dom Hélder Câmara recebe título em momento de revogação dos direitos humanos

Graças alcançadas em nome de Dom Hélder devem ser informadas ao Postulador da Causa, Frei Jociel Gomes, no seguinte endereço: causadedomheldercamara@gmail.com ou encaminhadas à Cúria Arquidiocesana, apresentando-as ao Arcebispo.

A arquidiocese mantém ainda outros dois processos de beatificação: Dom Frei Vital de Oliveira e Frei Damião de Bozzano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.