Por Redação A12 Em Igreja

Vigília pelos mortos de Aids 2016: “Envolver, informar e empoderar”

Vigilia Mortos Aids 2016No terceiro domingo de maio (15), a Pastoral da Aids promove a ‘Vigília Internacional Pelos Mortos de Aids’. Com a proposta ‘Unidos contra a Aids: envolver, informar e empoderar’ a atividade de caráter internacional realiza ações em memória das pessoas que morreram com a síndrome.

“Em 2016, a Vigília pretende: Envolver as pessoas, comunidades, governos e doadores para acabar com a epidemia. Informar as gerações atuais sobre HIV, tratamento, prevenção, cuidado e como isso afeta nossas vidas. Empoderar as pessoas que vivem com o HIV para defender seu direito de viver sem estigma e discriminação”, assim descreve a Pastoral a ação deste ano.

A Vigília é uma iniciativa da Rede Mundial de Pessoas que Vivem com o HIV, uma das maiores e mais antigas campanhas de mobilização popular para promover a sensibilização sobre o HIV no mundo. Começou no ano de 1983 e é celebrada sempre no terceiro domingo de maio sob a liderança de organizações comunitárias, sanitárias e religiosas de 115 países.

Em três décadas de lutas houve avanços e conquistas pela erradicação do HIV/AIDS. Tendo em conta que milhões de pessoas vivem atualmente com o vírus, a Vigília é uma intervenção importante para promover a solidariedade mundial, reduzir o estigma e a discriminação e dar esperança às novas gerações. Mas, o estigma, a discriminação e o preconceito ainda estão presentes e vitimizando pessoas que vivem com vírus. Devido a isso os diagnósticos continuam sendo tardios e as pessoas que vivem com o vírus não acessam os serviços de saúde para o próprio tratamento.

Foto de: Serviço Franciscano de Solidariedade .

Vigílila pelos mortos de Aids em São Paulo

Agentes de diversos grupos durante ação na capital paulista. 

 

Pastoral da Aids

Criada em 1999, sediada em Porto Alegre, a Pastoral da AIDS tem por missão atender às necessidades físicas, psíquicas e sociais das pessoas que vivem com HIV, além de promover ações de prevenção e contribuir para a contenção da epidemia, com a participação da comunidade cristã na luta contra a AIDS.

Em 2014, a Pastoral da Aids e a CNBB lançaram a Campanha “Cuide bem de você e de todos que você ama”, para a conscientização sobre a testagem do HIV em vista do diagnóstico precoce.

A Vigília acontece a partir da iniciativa das paróquias e dioceses brasileiras. A Pastoral da Aids conta com material de divulgação e esclarecimento sobre a atividade. Para orientação sobre a ação entre em contato com a liderança de sua região no site da pastoral.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.