Por Redação A12 # Em Evangelhos Atualizada em 07 MAR 2019 - 11H49

Evangelho em Libras | 1º Domingo da Quaresma – Ano C

Reflexão: Pe. Luiz Camilo Jr - C.Ss.R 
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha

Naquele tempo, Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias.
Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: “Se és filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”.
Jesus Respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”.
O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: ‘Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
Jesus respondeu: "A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás".
Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, para te guardarem com cuidado!’ E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’".
Jesus, porém, respondeu: "A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’".
Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor.


Reflexão
Neste primeiro domingo da Quaresma, a liturgia nos convida a fazermos a experiência do deserto, onde somos convidados a vencer as tentações que nos querem fazer abandonar o projeto de Deus para seguir outros projetos.
Por isso, somos convidados a avaliar nossa vida e a reconhecer que, muitas vezes, somos seduzidos por tentações e acabamos nos afastando da vontade de Deus. A Quaresma é este tempo de deserto, tempo favorável e oportuno que Deus nos oferece para nossa conversão. Vamos aproveitar este tempo especial da graça do Senhor para rever nossa vida e fazer mudanças importantes em nossa mentalidade e em nossas atitudes, para vivermos um verdadeiro crescimento espiritual.
Este primeiro domingo nos traz o tema das tentações de Jesus. Com esse tema somos convidados a rever nossas tentações. As tentações tem aparência de algo bom, por isso nos atraem. Jesus vence as tentações do ter, sem partilhar; do poder, sem servir e do prazer sem compromisso e sacrifícios. Jesus passa por todas essas tentações e nos ensina a resistir a qualquer tentação que queira colocar outro projeto em nossa vida que não seja o projeto do Pai.
A cada proposta que o diabo fez a Jesus, ele respondeu com o alimento da Palavra de Deus, assim, quem confia plenamente em Deus vence todas as tentações e não se deixa dominar pelo diabo, pois não desvia seu olhar e seu coração da vontade de Deus. A escritura diz: “A Palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração”.
Por isso, precisamos ter a Palavra não apenas perto de nós e em nossa boca, mas ela precisa também estar em nosso coração e iluminar todas as atitudes de nossa vida. Quem tem a Palavra de Deus no coração, age conforme a vontade de Deus e não se deixa cair em tentação, como tão bem rezamos no Pai-Nosso: “Não nos deixeis cair em tentação”. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12 #, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.