Por Evangelho em Libras Em Evangelhos

Evangelho em Libras: 20º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Intérprete: Magali de Castro Faria

Reflexão: Diácono Marcelo Magalhães

Deus Conosco
Editora Santuário


Evangelho escrito por Lucas
(Lc 12, 49-53)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.


Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

:: Reflita a liturgia diária no Santuário Virtual.

Homilia

Muitos bons cristãos e pessoas empenhadas na Pastoral andam com certo desespero porque talvez o centro de suas vidas não seja o Cristo. A liturgia de hoje nos convida a fazer uma opção por Cristo, sua mensagem e sua missão. O Evangelho fala da divisão que Jesus veio trazer ao mundo: a favor Dele ou contra Ele. Não uma divisão que se identifique com a divisão entre pessoas religiosas, e pessoas não religiosas ou entre uma religião e outra. Mas uma divisão que penetra nas famílias e quem sabe no próprio coração da gente.


Fogo sobre terra e batismo, Jesus deseja que as duas coisas comecem já acontecer. Os dois termos fogo e batismo são paralelos, o que indica que o sentido deles se completam. Estamos falando da renovação da face da terra pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O dia do Senhor é o dia de Cristo, dia da purificação. Espirito e fogo fazem pensar na experiência dolorosa e purificadora do amor. A vinda do Espírito sobre toda humanidade purifica pelo batismo todas as nossas imperfeições.


O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espirito Santo. O batismo que Jesus fala é sua morte e glorificação, o fogo do Espirito enche nossa vida e nos dá dinamismo como seguidores dele. E o projeto de Jesus selado com seu sangue na cruz vem abalar os fundamentos da sociedade injusta. Jesus rompe com a falsa paz propagada e estabelecida. Quem aceita a novidade do Reino de Deus deve assumir as praticas de amor que devem revolucionar divisões entre famílias, injustiças sócias e tudo aquilo que foge dos valores cristãos.
Amém!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Evangelho em Libras, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.