Intérprete: Simone Vecchio
Reflexão: Padre Marcelo Magalhães
Deus Conosco
Editora Santuário
Anúncio do Evangelho
(Lc 16,1-13)
Naquele tempo, Jesus dizia aos discípulos: 1“Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’
7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega a tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
O evangelho de hoje nos convida ao desapego, ao bom uso das riquezas, a ter prudência diante do que administramos.
É preciso ter sabedoria no uso dos bens deste mundo isso também faz parte do projeto do reino de Deus.
Diante da demissão por má administração, o administrador busca na fraude e na desonestidade saída para seu problema.
"O maior tesouro que podemos arrecadar nesse mundo é os bens que vem do alto. Valores que não são tirados de nós. Ser rico diante de Deus!"
No desespero da ausência de sentidos e da distância do projeto de Deus não temos sabedoria para discernir nossas ações e, na maioria das vezes agimos mau. Nossas escolhas erradas não podem definir o ser humano que somos. A injustiça gera sempre mais desigualdade e marginalização. Isso nos afasta sempre mais da presença e da escuta de Deus. O maior tesouro que podemos arrecadar nesse mundo é os bens que vem do alto. Valores que não são tirados de nós. Ser rico diante de Deus!
Busquemos as coisas do alto!
O dinheiro participa do sistema que o gera.
"A lição é dar preferência àquilo que combina com Deus e o seu projeto. Seu projeto é justiça, amor e igualdade".
Nós precisamos da sabedoria cristã para agir em nossas escolhas e atitudes. Os valores do alto nos permite a morada eterna. A caridade é definitiva e não perece nunca.
A riqueza de nossa sociedade deve ser usada para estarmos a serviço dos menos favorecidos. A riqueza é passageira.
A lição é dar preferência àquilo que combina com Deus e o seu projeto. Seu projeto é justiça, amor e igualdade.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.