Por Evangelho em Libras Em Evangelhos

Evangelho em Libras | 4º Domingo da Páscoa – Ano A

Reflexão: Pe. Marcelo Magalhães - C.Ss.R

Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha


Evangelho Deus Conosco dia a dia – Editora Santuário

(Jo 10,1-10)
Naquele tempo, disse Jesus: “em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

- Palavra da Salvação.
- Glória vós Senhor!

Reflexão
O quarto domingo da páscoa é o domingo do bom pastor. O tema do bom pastor é fundamental na liturgia pascal. A imagem do bom pastor, embora não faça muito parte de nossa realidade, é uma imagem que está no nosso imaginário e transmite segurança. Nos sentimos amparados ao ver a imagem de Jesus com a ovelha nos braços, essa imagem transmite amor, carinho e proteção. O salmo 22 nos leva a rezar que: “o Senhor é o pastor que nos conduz por isso nada nos faltará”. Se deixarmos Cristo, o bom pastor, nos guiar, ele sempre nos conduzirá por caminhos seguros e sempre nos levará para o lugar da vida.
Quem tem Deus como guia não teme, não vacila diante das tentações, não desanima e segue adiante na missão. Por isso, o domingo do bom pastor também é o domingo das pastorais. Somos convidados a avaliar como estamos sendo bons pastores na vida das pessoas. Todo agente de pastoral na comunidade, deve continuar o agir do Cristo bom pastor. Será que estamos acolhendo, cuidando e protegendo, ou estamos ferindo e dispersando?
Na imagem do bom pastor encontramos o rosto de um Deus que nos socorre em nossas fraquezas e restaura as nossas forças. Jesus conhece suas ovelhas e cuida delas com carinho. Ovelhas que também conhecem a voz do seu pastor e o seguem. Vemos que há uma cumplicidade entre ovelha e pastor, e quando temos essa confiança em Deus entregamos nossa vida e nossas ações em suas mãos e ele nos conduz.
Por isso no evangelho de hoje Jesus no ensina a importância do cuidado de uns para com os outros, protegendo e ao mesmo tempo sendo protegidos. Ele é a porta pela qual temos que passar para chegar ao lugar da segurança da vida. Ao mesmo tempo em que Jesus no conduz para o aprisco do pai, ele também nos protege para que nada nos roube ou nos tire das mãos de Deus.

:: Salmos em sua Essência | Ano A - 4º Domingo da Páscoa - Salmo 22

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Evangelho em Libras, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.