Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 05 JUN 2019 - 14H47

Evangelho em Libras | 5º Domingo da Páscoa - Ano C

Intérprete: Simone Vecchio
Reflexão: Padre Marcelo Magalhães

(Jo 13,31-33a. 34-35)

Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Reflexão:

A fé em Jesus Cristo Ressuscitado nos dá a certeza de sua presença no meio de nós. Ele nos oferece o caminho da plena realização humana, dando-nos o mandamento novo. Pelo amor uns aos outros somos discípulos. É Jesus que nos ama primeiro, Ele que nos dá a vida e o exemplo. Uma comunidade de amor torna-se espaço sagrado, pois aí mora Deus. Toda humanidade é chamada a viver nesse amor que nos torna iguais.

No Lava-pés, durante a Ceia, Jesus dá o exemplo do que significa amar. Respeita a liberdade do ser humano. O amor de Jesus não julga, não usa de violência, nem condena. O fruto desse amor livre e radical consiste na salvação do mundo. Esse amor puro dom, deve ser entendido e colocado em prática por seus discípulos.

Ao anunciar aos discípulos a sua partida, Jesus destaca o que deve caracterizar a vida da comunidade de fé, o amor que Ele manifestou, na fidelidade ao Pai, deve ser exemplo para seus seguidores.

O mandamento novo do amor é a síntese de toda a lei da Nova Aliança. Amar como Jesus amou é viver dia a dia a atitude de serviço. Esse amor é incondicional, estende-se também ao inimigo. Mesmo traído Jesus não usa de vingança e violência e do ódio. Ele respeita a liberdade alheia e permanece em atitude de amor-serviço. Nesse sentido, o Evangelho de hoje nos convida a amar como Jesus, O mestre amou.

Amém!

.:: Liturgia

.:: Deus Conosco dia a dia 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.