Reflexão: Padre Marcelo Magalhães - C.Ss.R.
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha
:: Evangelho Deus Conosco dia a dia – Editora Santuário
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!
Reflexão
Após percorremos cinquenta dias do tempo pascal, celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes. Com essa celebração encerramos o tempo pascal e retomamos o tempo comum na liturgia, o tempo da vida pública de Jesus e de nossa missão.
A Solenidade de Pentecostes marca o nascimento da Igreja Missionária. A Igreja que, guiada pela força do Espírito Santo, vai até os confins da terra para anunciar o evangelho e construir o Reino de Deus.
São João, em seu Evangelho, coloca pentecostes no Domingo da Ressurreição, o primeiro dia da semana, para mostrar que o Espírito Santo que o Ressuscitado sopra sobre os discípulos é a força capaz de fazer novas todas as coisas.
Depois da Paixão e morte de Jesus, os discípulos se fecharam por medo. E é no meio destes discípulos paralisados pelo medo que o ressuscitado se coloca e sopra sobre eles para que sejam revestidos da força do alto. É o primeiro dia da semana, ou seja, começa para os discípulos um novo tempo.
Ao se colocar no meio dos discípulos, Jesus está ensinando que de agora em diante ele deve estar no centro da comunidade e no centro da vida de cada um que nele acredita. Jesus precisa estar no centro de nosso coração para que possamos realmente ser suas testemunhas.
Pois quem tem Jesus no centro da sua vida não teme e não se fecha, mas se abre corajosamente para a missão.
Jesus se coloca no meio dos discípulos e lhes deseja a paz. Ele sabe que falta paz em seus corações, e sem paz não é possível ser discípulo e missionário. São João coloca pentecostes no dia da Ressurreição para nos levar a fazer memória do Livro do Gênesis, quando Deus criou o homem do barro e soprou sobre ele o espírito que lhe deu vida. Assim, na Páscoa temos a nova criação. Jesus com o sopro do espírito santo recria seus discípulos para a missão.
Por isso, a Solenidade de Pentecostes renova em todos nós a vocação missionária para a qual Cristo nos chamou. O espírito nos concede seus dons, principalmente a capacidade de fazer a linguagem do amor, para que semeemos o Reino de Deus no coração de todas as pessoas.
COP30: compromisso com a verdade e articulação social são destaque
Cardeais visitam iniciativas sociais na Cúpula dos Povos, fortalecendo a presença pastoral da Igreja e ampliando o diálogo com organizações e comunidades locais.
6 ensinamentos papais sobre o matrimônio e a família
O matrimônio é uma vocação divina que promove aperfeiçoamento pessoal e familiar. Descubra três documentos papais com ensinamentos sobre a vida conjugal.
Papa Leão XIV inaugura ambulatório para os pobres no Vaticano
Novo ambulatório no Vaticano oferece exames, consultas e acolhimento gratuito, em mais uma ação solidária da Igreja no Dia Mundial dos Pobres
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.