.::.:: Tríduo Eucarístico Corpus Christi: 1º Dia – Conhecer para amar
Talvez possa causar estranheza a proposição da “loucura do extremo amor”. Mas, só é possível compreender a kénosis, o despojamento de Cristo, como o extremo de seu amor por nós. Como se não bastasse sua morte na cruz para nos demonstrar seu amor, ainda se fez Pão para ser nosso alimento, Pão presente, Pão vivo, nos ensina Santo Afonso Maria de Ligório. Pode causar estranheza em cristão que gosta de uma Igreja apoteótica, mas não uma Igreja-compromisso-partilha-serviço-doação. Cristo não está preocupado se nossas igrejas são enfeitadas com belas pedras, mas sim se eu estou disposto ao amor, até ao extremo, a exemplo dele mesmo. E olha que têm sim cristãos afeitos a isto, doando suas vidas, lembrando apenas alguns: Irmã Doroty, Zilda Arns, Margarida Maria, Pe. Josimo etc.
A Eucaristia nos educa e nos liberta. Para que? Para a partilha, para a doação, para a fraternidade. Num mundo que nos “ensina” ser e viver como consumidor-proprietário, como dominador-mandatário, Jesus vem nos ensinar a ser simples, humilde, pequeno, servidor, como Ele mesmo tão humilde, tão pequeno, mas tão presente de redenção e compaixão, de eternidade e salvação, num pedaço de Pão. Só quem ama quer fazer o bem e jamais esquece de fazê-lo. Então, será que tudo isto não é loucura para os olhos do mundo?
Na pandemia muitos valorizaram e valorizam a vida e se põe ao lado dos necessitados. São profissionais da Saúde? Sim, mas quem está ao lado da vida são Profissionais do Amor-doação. Foram na verdade uma Eucaristia, pois comungaram da mesma dor e agonia dos que forma alcançados pela infeliz pandemia. Mas é preciso também perceber que havia quem estava tão preocupado em tirar partido, em somar dividendos, ou se quiser, “o que terei de vantagem no meio de tudo isso”. É triste, mas é realidade, é anti-eucaristia! Será que estes estão na fila da comunhão na hora da missa? Somente eles mesmos poderão responder, pois não cabe a mim avaliar, apenas perguntar.
Podemos ser melhores, podemos caminhar, pois o Senhor continua, mesmo com tudo isto, a nos amar, a nos perdoar, a ter compaixão. Ele continua a se dar a nós em comunhão de amor, de louco amor-compaixão, por isso, vamos rezar:
Deus de misericórdia e de bondade.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Vós que fizestes conosco a Aliança de amor eterno em Jesus.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Vós que instituístes a Igreja, sinal de vosso Reino.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Vós que, em vosso Filho Jesus, reunistes o povo disperso.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
E fizestes dele o povo da nova Aliança.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Abençoai vosso servo o Papa Francisco
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Concedei-lhe a força da vida, da esperança e da santidade.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Que sua prece e sua dedicação ajudem a Igreja em sua missão.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Inspirai os cristãos na força da união e na edificação do amor redentor.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Fazei-nos ser de verdade vossa Igreja, comprometida, participativa, que sabe olhar e compreender os tempos de agora, sendo de verdade o sacramento de vosso Reino.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz!
Iluminai vosso povo pela luz de vosso Espírito de Amor, e ajudai-o viver com alegria em cada dia.
— Concedei-nos vossa luz e vossa paz! Amém!
Tudo isso, Senhor Deus e Pai, colocamos em vosso coração sempre pleno de misericórdia para conosco. E fazei-nos caminhar como verdadeiro povo de vossa Aliança, junto com Jesus, nosso Redentor, que convosco vive e reina para sempre.
— Amém. Assim seja!
.:: Tríduo Eucarístico Corpus Christi: 2º Dia - Pão dos Pobres
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.